O papel dos fansites na construção do pensamento crítico

6
53

Artigo

A gênese dos fansites tibianos se deu quase paralelamente ao nascimento do próprio Tibia. O primeiro servidor público permanente do Tibia, Ântica, foi lançado pela CipSoft em janeiro de 1997, pouco mais de um ano antes do lançamento do primeiro fansite tibiano, o Yorin’s Tibia Home Page, conforme pode ser verificado neste artigo oficial publicado em abril de 2011. Cerca de dois anos após o lançamento do Yorin’s Tibia Home Page, despontaram outros fansites tibianos, muitos dos quais já não se encontram mais online.

O primeiro servidor tibiano comemorou oito aniversários até que, em março de 2005, a CipSoft anunciou a implantação de um programa de fansites (confira: artigo oficial publicado em 2007). Este programa visava auxiliar e incentivar a permanência dos fansites e teve início com os quatro fansites tibianos mais populares daquele período. Receberam o título de supported fansites e foram integrados ao programa o site de notícias em inglês TibiaNews.net, o nosso conhecido site brasileiro TibiaBR.com, o fansite polonês Tibia.pl e, finalmente, um site alemão que deixou rapidamente o programa. Também seriam incluídos ao programa fansites como o TibiaHumor.net, o site mexicano TibiaMx.com.mx, dentre vários outros ao longo do tempo.

E no que diz respeito ao tempo, em virtude de uma pluralidade de razões que poderiam ser aqui aludidas, alguns dos supported fansites lograram tanto prestígio dentro do que eu chamaria de corpo social tibiano (expressão que utilizo para fazer referência à comunidade tibiana e às complexas relações que nela se estabelecem), que mais tarde receberam da CipSoft o título de promoted fansites. Peço permissão ao leitor, neste momento, para discorrer rapidamente sobre a especificidade brasileira, que teve o TibiaBR.com, que recentemente abandonou o programa de fansites, como o primeiro fansite brasileiro a receber o título de promoted fansite, em novembro de 2008. Em abril de 2009, foi a vez do PortalTibia.com.br se tornar um promoted fansite. O TibiaWiki.com.br recebeu o título de promoted fansite em outubro de 2011.

Os fansites tibianos, sejam eles categorizados como promoted fansite ou suported fansite, constituem uma sólida rede de extrema importância para toda a comunidade tibiana, porquanto inauguraram uma verdadeira democratização do acesso à informação. Uma vez que o Inglês é o idioma oficial do Tibia, os fansites, no decorrer de todos esses anos, promoveram um não tão complexo mas certamente comprometido trabalho de tradução de notícias, de artigos oficiais e de outras informações de extrema relevância, para diversos idiomas, além de uma intensa produção autoral. Para o âmbito dos fansites, também foram transpostas inúmeras discussões provenientes do fórum do website oficial do Tibia, tendo os fansites, por conseguinte, exercido um efetivo e inquestionável papel auxiliador para que inúmeros tibianos de diferentes nacionalidades superassem parcial ou integralmente o que chamarei aqui de “exclusão por barreira de idioma”.

Com a democratização do acesso à informação e com redução da “exclusão por barreira de idioma”, por assim dizer, oportunizou-se aos tibianos de distintas nacionalidades a possibilidade de se refletir e de se discutir diversas questões, além de apresentar ideias, demandas e sugestões sobre praticamente qualquer assunto relativo ao Tibia. Indiscutivelmente, os fansites tibianos constituem, principalmente hoje, importantes espaços de discussão capazes de ensejar a formação de jogadores com um bom nível de esclarecimento e de criticidade acerca das mais diferentes temáticas.

Os fansites cumprem um papel de altíssima relevância, independentemente de aspectos relativos a contexto ou proposta. Cada um deles têm sua singularidade e importância para a formação desse corpo social tibiano supracitado ao longo de todo o presente artigo. A utilização desses espaços contribui sobremaneira para o desenvolvimento qualitativo de toda a comunidade tibiana, desenvolvimento este que, não poderia ser diferente, inicia-se na esfera intrapessoal. Por isso, quero encerrar este texto conclamando todos os tibianos a ocuparem e a cuidarem desses espaços.

6 COMENTÁRIOS

  1. Torcendo para esse post não ter sido diretamente patrocinado pela CipSoft, em resposta a baixa de grandes parceiros que por tantos anos fizeram exatamente o que o post mostrou ser papel de um fansite ou promoted.

    O Tibia mudou, o jogador tibiano mudou. A informação hoje em dia não é concentrada em apenas um lugar. Hoje temos centenas de sites com artigos, database, comunidades e etc.

    O pensamento da CipSoft foi o que não mudou muito. Se tivessem um pouco mais de boa vontade e incentivo para aumentar a proximidade com os maiores fãs, através de um canal assistido (como o Bom Dia Tibia), trabalhando junto, aceitando idéias e sugestões, ao invés do pensamento de impor e esperar apenas o trivial, ajudaria ambos os lados. É o pensamento de plataforma. Ambos se beneficiam.

    Os números de jogadores online caem massivamente. Lags e Kicks, Ataques DDoS praticamente diários. Não é todo jogador que aguenta e continua pagamento sua premmium account esperando por melhoras.

    Enfim, foi só um desabafo de um jogador fiel, que a mais de 10 anos contribui e se diverte, enquanto nota a coisa toda perdendo um pouco de sentido.

    Até mais!

  2. Bom artigo! Muito bem escrito! Realmente, devemos cuidar dos fansites. A própria Cipsoft deveria e pode ajudar mais ainda esses sites que existem para fazer propaganda de seu jogo (acredito que a Cipsoft poderia ir muito além nesse quesito). Sem os fansites, muitos tibianos provavelmente não entenderiam o que ocorre no Tibia (barreira do idioma, destacada no texto) e não conseguiriam integrar-se com facilidade na comunidade tibiana de seus respectivos países.

    Muito bom!