BattlEye: Um balanço da atuação do Anti-cheat

COMPARTILHE

SOBRE O POST

battleyekank

Consoante ao que foi destacado pela CipSoft, desde que ocorreu a integração técnica do BattlEye, não foram percebidas mudanças expressivas no que concerne à atuação de cheaters no Tibia. Cabe lembrar que o objetivo da atual fase de implementação é a coleta e profunda análise de dados, como forma de garantir o melhor funcionamento possível da ferramenta anti-trapaças na posteridade.

Se considerarmos o último balanço divulgado pela CipSoft, já foram realizadas 13.749 exclusões por uso de software ilegal em 2017 – média de 4.583 contas deletadas mensalmente. No mês de março, o quantitativo de contas banidas por uso de software não autorizado está um pouco abaixo da média geral calculada até aqui: 2.971 exclusões. Contudo, isso não é um mau sinal.

Após a implementação do BattlEye, desponta um quadro bastante peculiar, se analisarmos com devida atenção os dados fornecidos e atualizados diariamente pelo MrThomsen.de. Conforme destaquei nesta publicação, bastou apenas uma semana de funcionamento da ferramenta anti-cheating para que o supported fansite alemão divulgasse uma enorme lista extraoficial (ou seja, os dados não são oficialmente reconhecidos pela CipSoft) com centenas de personagens – muitos high level – deletados.

A exclusão mais emblemática dos últimos dias é, indubitavelmente, a do royal paladin Fraancisz, de Magera. O royal paladin de level 773 ocupava a segunda posição na lista de top level de seu servidor. Existem rumores de que o jogador ainda possua uma segunda conta com um personagem de  level 705: o elder druid Francis Druid.

Sem título

Fato é que esses dados indicam com muita clareza a que veio o BattlEye – e essa é somente a primeira fase da implementação! Os trapaceiros que se cuidem, porque o que se delineia é um acirramento do combate – e muito provavelmente cheaters não lograrão êxito…

acesso

ÚLTIMAS NOTICIAS

PUBLICIDADE

BDTCast

último episódio lançado

proxy recomendada

segue a gente

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTICIAS

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Como sempre, excelente artigo Kankuro! Parabéns!

    Em relação ao texto, alguns pontos: (1) Não compreendi bem o “consoante” no início. Neste caso ele parece dar significância ao que a CipSoft divulgou recentemente algum tipo de balanço e este artigo consoa com o que foi dito. Fiquei um pouco perdido, rs. (2) Apesar de não termos um grande impacto nos números eu acho que o impacto foi grande se analisado através de outras ótica. Um exemplo são os desenvolvedores dos softwares ilegais que se pronunciaram dizendo que parariam de atualizar seus programas. O segundo exemplo é o perceptível decréscimo do número de bots ativos por muito tempo, 100% afk em locais de caça extremamente comuns de se encontrar esses robôs, como a cave de Killer Caimans por exemplo. Outra forma de se analisar é o esforço por parte da comunidade trapaceira em se manter utilizando de meios ilegais, chegando ao ponto de desenvolverem um cliente 10.x que funciona como o cliente oficial e permite jogar através dele ao invés da versão 11, que suporta o BattlEye (é um claro sinal de desespero e uma manobra muito mais simples de ser resolvida por parte da Cip).

    Acho que no geral, concordo com o final do artigo e os trapaceiros que se cuidem! Estamos voltando a era do Tibia no dedo!

    1. Olá, Yuri!

      Obrigado por explicitar sua considerações, que são sempre de grande valia para mim, para a Equipe BDT e para toda a comunidade tibiana!

      Você deve se lembrar que quando da implementação técnica do BattlEye, em 21 de março deste ano, a CipSoft declarou que, inicialmente, se procuraria coletar e analisar alguns dados a fim de delinear o melhor desempenho possível para a aplicação anti-cheating no futuro. Por essa razão, a própria CipSoft admitiu que, em tese, nessa primeira fase de implementação, embora o BatllEye já fosse capaz de bloquear algumas ferramentas não autorizadas, provavelmente não seriam experienciadas mudanças significativas no que diz respeito à atuação de cheaters in-game. É nesse sentido que busquei dar ênfase, iniciando o presente artigo em consonância com o que foi destacado pela CipSoft.

      Acerca do segundo ponto por você ressaltado, considero-o muito importante, de fato, evidenciando uma altíssima capacidade de reflexão crítica que me deixa bastante contente. Em suma, concordo com todas as suas colocações.

      Mais uma vez, obrigado por contribuir de modo sempre tão enfático, Yuri!

      1. Muito obrigado pela resposta e palavras Kankuro. Fico feliz de poder participar e debater com pessoas que se importam verdadeiramente com o jogo e o que ele envolve e representa!

        Obrigado pela explicação da “consoante”! Eu havia ficado na dúvida se a CipSoft havia liberado algum artigo que desse alguma atualização sobre o sistema e seu desempenho. Agora ficou mais claro!

        Valeu, aguardo seus próximos artigos, que por sinal, estão cada vez melhores!

Deixe um comentário