Como qualquer empresa do ramo de jogos online, a CipSoft enfrenta, todo ano, dificuldades técnicas em seus servidores. Ocasionalmente, com maior ou menor frequência, informa-se a necessidade de se resetar os servidores (retornar a um estado anterior) à guisa de solucionar entraves técnicos mais complexos e manter a estabilidade. Recentemente, 8 servidores foram resetados em virtude de questões técnicas. São eles: Calmera, Honbra, Hydera, Laudera, Nerana, Rowana, Shivera e Umera.
O que tem feito a CipSoft nesses casos? Em geral, os servidores afetados por resets recebem como compensação um final de semana com double XP e skill. Será que, de fato, tal medida beneficia efetivamente os jogadores prejudicados? Na minha acepção, este que, na verdade, é um pedido-de-desculpas, não me parece nem um pouco adequado. Como a crítica em si costuma ser essencialmente vazia, quando não vem acompanhada de uma reflexão coerente, precisamos pensar.
Como salientei, quando um servidor é resetado, ele retorna a um estado anterior (funciona como uma restauração de um sistema ou arquivo que apresentam algum erro). Isso significa que se um personagem obtiver 5 milhões de pontos de experiência (com efeito, não importa a quantidade) hoje e seu servidor for resetado amanhã para o estado de ontem, o personagem afetado fará uma viagem inversa no tempo e retornará ao estado no qual não havia obtido um ponto de experiência sequer. Em outras palavras: é como se o tempo tivesse voltado.
Ou seja, se este mesmo personagem tiver concluído alguma quest, task, avançado pontos de skill, conquistado algum item raríssimo ou finalmente ter encontrado e domado sua montaria rara após várias semanas de busca incessante – dentre vários outros exemplos –, a viagem inversa no tempo lhe custará muito caro. E vale pontuar, ainda, que embora a viagem no tempo se dê de forma inversa para o personagem, seus dias de premium time (se for o caso) não serão restituídos. É algo que deveria ser pensado. Afinal, não deveria haver restituição?
Por evidência e com toda legitimidade, o leitor poderia me ou se questionar: “Mas como poderia a CipSoft restituir a premium time de contas afetadas que possuem mais de um personagem em servidores distintos? É possível fazer isso?” Devo advertir que não tenho a menor pretensão de apresentar sugestões prontas, mas, antes, de exortar a comunidade a pensar (e isso inclui a mim, a você que lê este artigo, a todos os demais jogadores e a própria CipSoft). Afinal, se a “roleta do tempo” gira, eventualmente, no sentido anti-horário, o jogador (que é também consumidor) deveria, sim, ser restituído. Regresse-se no tempo “em sua totalidade”. Portanto, é preciso pensar, discutir e definir diretrizes claras e coerentes para esse tipo de situação.
Retomemos a questão do pedido-de-desculpas na forma de um final de semana com double XP e skill. Indaguei se tal medida de “compensação” efetivamente compensa. Compensar significa balancear o efeito de uma coisa com outra, ou seja, anular uma perda com um ganho. Nesse sentido, pode-se dizer que a medida “compensa”. Mas compensa todo mundo? Essa é a questão. Não me parece razoável prescrever data e horário para que o jogador prejudicado se vire para “usufruir” do pedido-de-desculpas. E quem ficar impedido de receber sua “compensação”? Não existe nenhuma garantia de que todos os prejudicados tenham condições de se conectar na data e horário estabelecidos, ou existe?
Também é sabido por todos nós que na ocasião de uma double XP and skill weekend, compensatória ou não, os servidores ficam abarrotados de personagens online – o que, na verdade, apenas compromete a tentativa de compensação. O que fazer, então? O sistema de vouchers – se aperfeiçoado – me parecia interessante, no entanto, como destaquei anteriormente, as perdas, no caso de um reset, estão para além de pontos de experiência e skill.
Nesse sentido, é fundamental que tanto a CipSoft quanto a comunidade tibiana tenham mais atenção com relação às questões supracitadas neste artigo. Por intermédio da reflexão crítica teremos a oportunidade de construir diariamente um Tibia cada vez melhor.
Uma resposta
ME FEZ PENSAR!!! Realmente, triste realidade, né <3