A existência de guilds dominantes em servidores Optional-PvP, como já afirmei diversas vezes, é controversa e contraditória. Controversa na medida em que poderia suscitar questionamentos de natureza subjetiva, como o fez recentemente nossa redatora. Por que existem guilds dominantes? Não seriam elas reflexo de uma tendência contemporânea de tirar vantagem sobre outrem em qualquer situação? Não há resposta definitiva que encerre nossa discussão. Nem tampouco nossos questionamentos devem ser tomados enquanto verdades dadas, uma vez que a própria ideia de verdade é, ela mesma, constantemente disputada.
E por que motivo afirmo que a existência de guilds dominantes em servidores Optional-PvP é contraditória? É preciso uma profunda reflexão sobre tal questionamento. O Tibia possui servidores de diferentes modalidades: Retro Open-PvP, Retro Hardcore-PvP, Open-PvP, Hardcore-PvP e Optional-PvP.
Cada modalidade de servidor, por assim dizer, possui configurações de PvP bastante específicas. Os servidores Retro foram criados para oferecerem aos jogadores uma experiência de jogo semelhante à que se tinha nos antigos servidores PvP e PvP-Enforced. Por sua vez, a modalidade Open-PvP e Hardcore-PvP foi implementada para que se reformulasse os parâmetros que norteavam o funcionamento dos antigos servidores PvP e PvP-Enforced. Já o Optional-PvP surgiu como modalidade que provocou uma profunda reformulação dos marcos operacional e diretivo dos antigos servidores No-PvP que, em tese, deveriam possibilitar uma experiência de jogo mais tranquila.
Um servidor No-PvP tinha como principal característica a impossibilidade de se travar confrontos diretos entre personagens. Em outras palavras, o PvP – player vs. player – era desativado nessa modalidade. Quando a CipSoft decidiu modificar o No-PvP, que passou a funcionar como Optional-PvP, o PvP ganhou espaço, todavia, em casos bastante específicos. Ainda assim, foi uma decisão um tanto contraditória. Estímulo tácito ao PvP em servidores em que essa lógica não deveria operar em hipótese alguma, no meu entender.
O fato é que, apesar do equívoco alemão, a modalidade Optional-PvP mantinha paradoxalmente o objetivo de propiciar aos jogadores uma vivência menos estressante. Apenas o objetivo. Na prática, os servidores Optional-PvP, tal como se desenhava já na era do No-PvP, foram sendo suturados por pequenos grupos reacionários que provavelmente tentam compensar seu fracasso na vida pessoal oprimindo pessoas em um ambiente virtual online. Podem imputar tal afirmação à minha conta, pois não passam de oprimidos que almejam se tornar opressores. E o fazem em um jogo de RPG!
Que fazer, então, diante deles? Em meu servidor, lidero a principal guild brasileira ativa e tenho orientado os mais de 160 integrantes a assumirem uma postura de não enfrentamento. Tenho sido por isso acusado de agir de modo submisso. Como resposta, digo que estou agindo racionalmente. Neste momento, não temos em nosso servidor condições de fazer o mesmo que ocorreu recentemente em Pacera. No referido servidor norte-americano, um enorme contingente de jogadores se aglutinou com o objetivo comum de derrubar a Inception, guild que por vários anos dominou Pacera. Eles saíram vitoriosos. Se no seu servidor, as condições para se fazer o mesmo não se apresentam, é preciso agir com cautela e racionalidade – que não são nem jamais serão sinônimos de medo ou submissão.
Aqui eu finalizo: como em um jogo de xadrez, a luta contra as guilds dominantes precisa ser antes de tudo bem pensada. Por vezes, para se vencer, é preciso permitir que o adversário avance um pouco.