Restrição do exiva: mais privacidade em servidores Optional-PvP

COMPARTILHE

SOBRE O POST

coluna exiva

No dia 16 de novembro de 2017, tivemos o anúncio de que o uso da magia find person (exiva) será restrito em servidores Optional-PvP. Trata-se de uma decisão tomada pela CipSoft em resposta às inúmeras demandas a discussões em torno do tema. Mas, acima de tudo, trata-se de um grande avanço no debate sobre privacidade no Tibia.

Quem acompanha a coluna “Assim Falou Kankuro” sabe que sempre me posicionei contrário a qualquer manifestação de power abuse, principalmente em servidores Optional-PvP. Sempre ressaltei que os servidores com configuração Optional-PvP deveriam cuidar de oferecer aos jogadores uma experiência de jogo mais tranquila, se comparados aos servidores Open e Hardcore PvP. No entanto, não é isso que temos visto. Tem sido um verdadeiro inferno jogar em servidores Optional-PvP, isso graças à atuação das chamadas guilds dominantes.

O que tem ocorrido hoje nos servidores Optional-PvP?  Faremos uma ilustração superficial mas bastante didática. Acompanhe:

Um pequeno grupo de jogadores adquirem – muitas vezes de maneira ilegal – e passam a compartilhar o controle de vários personagens high level. Tem-se, assim, a primeira etapa para formação de uma guild dominante. Em seguida, inicia-se um processo de intimidação e aplicação de terror aos jogadores, feito, principalmente, por intermédio de perseguição e luring. O recrutamento de jogadores de nível mediano, para a formação de um exército de estúpidos, que por vezes pagam para permanecer ali e se submetem a qualquer imposição, também é indispensável para a manutenção da guild dominante.

Findadas as etapas anteriores para estabelecimento da guild dominante, tem início um outro processo: o de violação do direito de privacidade. A guild dominante impede que os jogadores do servidor no qual está instalada acessem cidades inteiras – leia-se Roshamuul, por exemplo –, diversos locais de caça e quests, e proíbe, ainda, o acesso a vários bosses. Transferência entre servidores também não é permitida, salvo nos casos em que você desembolse 1500 Tibia Coins – metade para a CipSoft e a outra metade para a guild dominante do servidor de destino. Integrantes do “baixo escalão” dessas guilds são obrigados a se revezarem para perseguir, incessantemente, qualquer jogador que descumpra os absurdos impostos, até que a vítima decida abandonar o servidor.

Questão: diante do exposto anteriormente, qual deve ser a maior ferramenta à disposição das guilds dominantes para que possam praticar power abuse?
Resposta: Isso mesmo! A magia find person – ou exiva!

Uma outra questão: as restrições aplicadas à magia find person em servidores Optional-PvP serão suficientes para impedir que pequenos grupos pratiquem power abuse?
Resposta: É óbvio que não! Todavia, essa medida reduzirá de modo substancial a capacidade de controle de qualquer guild dominante, em qualquer servidor Optional-PvP do Tibia! Os membros dessas guilds simplesmente se verão sem um dos seus principais instrumentos de atuação. Como poderão, afinal, localizar rapidamente e perseguir um dado jogador listado como hunted sem o suporte da magia find person? Se com sorte conseguirem localizá-lo, o que farão quando o alvo conversar com o capitão de algum navio que possa levá-lo para qualquer cidade do Tibia?

Lembre-se: trouxemos para nosso exemplo hipotético apenas um jogador. Imagine, então, como isso vai operar em um servidor inteiro!

Nós do BomDiaTibia.com estamos muito satisfeitos com essa modificação feita nos servidores Optional-PvP. Cada vez mais a CipSoft tem ouvido as demandas da comunidade, fato que nos alegra bastante. Esperamos que as alterações empregadas à magia find person possibilitem aos jogadores dos servidores com configuração Optional-PvP uma nova experiência de jogo, com menos autoritarismo e um pouco mais de liberdade. No mais: que caiam todas as guilds dominantes!

acesso

ÚLTIMAS NOTICIAS

PUBLICIDADE

BDTCast

último episódio lançado

proxy recomendada

segue a gente

COMPARTILHE

ÚLTIMAS NOTICIAS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário