Esley (Safos of Calmera), tibiano do Rio Grande do Sul e graduando em música popular, decidiu elaborar seu projeto final de graduação com a criação de 12 trilhas sonoras inspiradas em cenários do Tibia. O Jogador utilizou de seu conhecimento sobre música e jogos para elaborar composições no estilo fantasia/medieval.
O tibiano relata que as músicas foram compostas utilizando as técnicas de tema e variação, fuga, minimalismo e composição através de improviso. A trilha acompanha o jogo de modo a auxiliar a jogabilidade, acentuando as diferenças de cada cenário. No processo criativo foram usados softwares de edição de partitura e sequenciamento para realizar a orquestração MIDI através de bibliotecas de instrumentos virtuais.
Segundo Esley, suas composições baseiam-se em estudos prévios que revelam o quão importante é a influência da trilha sonora sobre o comportamento dos jogadores em um determinado game. Para exemplificar a escolha de tal método, o tibiano relata que “Tendo em vista esses dados, escolhi trabalhar a partir da instrumentação voltada para a música sinfônica, buscando uma textura musical próxima à sua orquestra, com alguns atributos de música medieval, como o alaúde presente em algumas faixas, e étnica, como a kalimba.”
Abaixo as criações de Esley:
Ficou curioso? Dá só uma olhada na bela obra de autoria do “Safos of Calmera”, como é conhecido no Tibia.
Música 1 – Tibia Main Theme
Música 2 – Heat of the Battle
Música 3 – Ancient Elven Blood
Música 4 – Jungle Beat
Música 5 – Call of the North
Música 6 – The Big Old One
Música 7 – Underground Company
Música 8 – Dancing in the Streets
Música 9 – Ode to Valkyries
Música 10 – Soul Rest
Música 11 – Dark Fugue
Música 12 – Wandering the World
Agora que você já tem mais uma fonte de inspiração, basta dar play e sair por aí desbravando os cenários do jogo com essas belas canções.
Parabéns e obrigado por nos presentear de maneira tão bela, Safos of Calmera.
2 respostas
Cipsoft necessita analisar esse trabalho espetacular deste rapaz, ficou simplesmente incrível!
Gostei demais, tibia e arte, duas coisas que gosto demais, e que na minha opinião combinam demais!
Me lembra muito a trilha sonora do Runescape.