Asura Palace: para sempre…

0
165

Para quem, assim como eu, é viciado em Naruto, o título que escolhi para este artigo já indica todo conteúdo das considerações que estou prestes a fazer sobre o Asura Palace.

No capítulo 80 do anime Naruto, ocorre o desfecho da luta entre Hiruzen Sarutobi e Orochimaru. Criticamente danificado após o shiki fuujin lançado pelo Terceiro Hokage, que já estava destinado à morte por ter conjurado o jutso proibido, Orochimaru convoca seus aliados e abandona Konoha às pressas. No dia seguinte a este fato, os ninjas de Konoha lamentam as mortes daqueles que se foram durante a invasão orquestrada por Orochimaru, especialmente a morte do Terceiro Hokage, fazendo um funeral para os falecidos. Este capítulo é intitulado “O Terceiro Hokage, Para Sempre” – uma escrita que desvela tristemente o último suspiro de luto pela morte de um personagem tão importante na história do anime.

Portanto, venho eu lamentar, profundamente, neste espaço que me é tão caro, a morte de um dos locais que considero mais importantes na minha trajetória, assim como na trajetória de tantos outros tibianos; morte esta que grifo em itálico  porque, diferente da morte de Hiruzen Sarutobi, pode ser revertida, quem sabe, caso algum funcionário da CipSoft que possua o Rinnegan decida utilizar o rinne tensei para trazer o Asura Palace de volta à vida. Por ora, vamos às minhas humildes ponderações…

Não é novidade para ninguém que, com o Summer Update de 2018, a CipSoft tenha introduzido no Tibia uma série de itens, criaturas e funcionalidades que agradaram bastante a comunidade. Mas, como sempre, a empresa alemã mais uma vez não fez o dever de casa e, junto do pacote de atualizações, incluiu também algumas modificações estapafúrdias que fazem nosso sangue evaporar de tão quente. Quem pensava que o Asura Palace fosse imune à teimosia germânica corriqueira, estava enganado – bem como eu estava, admito.

Como todos devem saber, desde que foi introduzido no jogo, o Asura Palace é um dos melhores locais para obtenção de pontos de experiência, sobretudo quando nos referimos a personagens em níveis intermediários, além de oferecer boa quantidade de loot por hora. Essas características transformam o Asura Palace em um lugar ímpar e bastante disputado em qualquer servidor. Por isso mesmo, não foram poucas as demandas em torno de sua ampliação, no fórum oficial e nos fóruns dos principais fansites nacionais e internacionais, demandas essas que foram “atendidas” pela CipSoft este ano. Destaco que as demandas foram atendidas, entre aspas, porque, se por um lado a ampliação do Asura Palace de fato ocorreu, por outro lado o exagero “cipsoftiano” arruinou o que já existia antes. Não dá para entender!

Será que é costume germânico não se ater ao que está sendo demandado?

Não restam dúvidas de que a comunidade estava ávida pela ampliação ou criação de um novo respawn à altura do conteúdo já existente no jogo, em termos de Asura Palace. Devo admitir que a CipSoft não deixou à desejar com a apresentação não somente de um respawn interessante, cujo acesso se dá através de um espelho, como também trazendo à luz novas asuris extremamente poderosas. Contudo, junto deste acerto, que devemos realçar e fazer justiça, todos se depararam, atônitos, com a apoteótica presença não demandada de uma asuri que gosta de manter distância do inimigo, leia-se Frost Flower Asura, no cenário que já existia, não para se somar às criaturas já existentes, mas para substituir.

Não me ocorre em momento algum qual foi o propósito alemão de modificar – para a pior – algo que para a comunidade já estava excelente, introduzindo no cenário – para muitos quase perfeito – uma criatura corredora que despotencializa estratégias clássicas de hunt em dupla, por exemplo, estratégias essas que conseguiam retirar o máximo de proveito do que o Asura Palace tinha a oferecer – e que deixou de ter, com a presença de velocistas de gelo no cenário.

Eu proponho algumas sugestões. Na verdade são duas. A primeira é que algum usuário do Rinnegan que trabalhe na CipSoft utilize o rinne tensei e ressuscite o Asura Palace, sem nenhuma Frost Flower Asura no cenário mais antigo. E a segunda é que a CipSoft ouça a comunidade com atenção e se atenha àquilo que for demandando, sem tentar enfeitar. O simples também pode ser eficiente; aquele clássico “menos é mais” é expressão por excelência de que não é preciso enfeitar ou exagerar para se produzir coisas legais. Espero que o Asura Palace não tenha o mesmo destino do Terceiro Hokage de Naruto; nem mesmo que retorne como um mero edo tensei, mas que (re) surja para a comunidade da forma que fez com que tantos jogadores desejassem, como nunca, a sua ampliação ou mesmo a construção de um novo nos mesmos moldes. Asura Palace, para sempre…