Tibia ideal não existe

0
63

Já estou farto de ouvir e ler por aí que o Tibia era melhor no passado. Parece haver um esforço coletivo que inutilmente tenta desconstruir os inúmeros avanços que foram conquistados ao longo do tempo. O que mais encontramos nos diversos fóruns existentes, no YouTube e no Facebook é gente reclamando aos berros de tudo que a CipSoft faz e implementa no jogo.

Um dia desses eu estava fuçando alguns fansites e subitamente me deparei com um pequeno artigo em espanhol que tratava justamente sobre a saudade de uma época em que o Tibia “era bom”. Desconfiado que sou, perguntei-me sobre o que essa suposta saudade deveria se assentar. Eu sinceramente esperava que não fosse mais um texto a respeito de hipóteses que há muito circundam o senso comum tibiano. Mas eram exatamente essas as questões centrais do texto, que dizia:

1 – No passado era mais difícil upar.
Ninguém tem dúvidas de que era mais difícil desenvolver um personagem antigamente. Mas o Tibia era outro, as criaturas eram outras, a oferta de equipamentos era outra, sem falar na própria comunidade, que também tinha um outro perfil. As coisas mudam e ainda bem que o Tibia mudou também.

2 – No passado havia mais jogadores recém-chegados ao Tibia.
Claro que no passado havia mais jogadores iniciantes no Tibia. Mas o mundo era outro, principalmente ali por volta do início dos anos 2000. Convém lembrar que a chamada “Geração Z” tem consumido muito mais jogos para smartphones do que para computadores.

3 – No passado o PvP era melhor do que o atual.
Como já destaquei, o Tibia antigamente era outro. Nem melhor nem pior. Além disso, creio que a chegada dos servidores retrô joga por terra esta afirmativa.

4 – No passado as criaturas eram mais fortes.
Talvez um dos únicos pontos que concordei durante a leitura do artigo, visto que principal queixa neste ponto é relativa aos bosses mais antigos. Infelizmente, o Tibia evoluiu e alguns bosses ficaram estagnados no tempo. Um Orshabaal hoje não dura mais do que dois segundos na tela. É fundamental que CipSoft reveja isso.

5 – No passado, de maneira geral, o jogo era mais difícil e hoje é baseado no “pay-to-win”.
Geralmente quem mais queixa sobre isso são os “facebookianos” moralistas de goela. Não são exemplos da própria crítica que fazem. São os mesmos que não perdem a chance de obter vantagens ilícitas no mercado negro. Também são os mesmos que compram tudo que está disponível na Store para desenvolver rapidamente seus personagens. Mas como também estou ciente da existência daqueles que procuram manter o mínimo de coerência entre discurso e prática, é preciso que fique claro para esses que a CipSoft é uma empresa, e como qualquer outra, visa o lucro, não havendo portanto nada de anormal com as suas ações.

Enfim, o Tibia não é melhor nem pior, nem no passado, tampouco no presente. Não há como comparar, porque são dois jogos diferentes, duas possibilidades contextuais. O que nos resta é contribuir tanto quanto possível na construção de um Tibia que possa atender minimante a pluralidade de necessidades existentes na atualidade (sempre na perspectiva de algo que transcorre e que não é fixo), sem que tentemos alcançar um ideal inalcançável.