Retrospectiva 2018

0
239

Caros tibianos, o mês de dezembro chegou e mais uma vez é hora de olhar para trás para relembrarmos os momentos que o ano de 2018 reservou para todos nós.

No início de 2018, o começo do ano de 2017 ainda estava bastante presente nas mentes de todos os tibianos, por ocasião das celebrações do 20º aniversário do Tibia. Essa nostalgia adentrou o jogo de maneira subconsciente no início deste ano também. Criaturas que representam alguns funcionários da Cipsoft, como Lionet ou Delany, reapareceram no jogo e deixaram loot das comemorações de 20 anos, confundindo tibianos por todo o mundo. Isso foi corrigido rapidamente, no entanto, levando o foco de todos de volta ao presente.

Um remanescente já esperado das celebrações do 20º aniversário foi a primeira aparição regular da World Change do First Dragon. Entre os server saves dos dias 14 de janeiro e 12 de fevereiro, os jogadores tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades contra várias espécies de dragões e enfrentaram o First Dragon.

Então, a CipSoft quis ouvir o que o jogadores tinham a dizer sobre ideias que estavam circulando por aí. Desta forma, teve início a Dev Note: Cyclopedia Map & Portal System. Como todos sabemos, o Cyclopedia Map foi implementado no jogo e, neste meio tempo, tornou-se uma ferramenta bastante popular. Os planos para o Portal System não foram adiante após a CipSoft levar em consideração os incontáveis feedbacks da comunidade.

O mês de janeiro terminou com um concurso de escrita. A CipSoft pediu aos tibianos que escrevessem uma pequena estória sobre uma experiência de morte marcante. No final, as 10 histórias vencedoras foram preservadas em uma Biblioteca Tibiana.

Em fevereiro, os tibianos deram feedback sobre outra ideia, em um segundo Dev Note: Reaper Weapons. A ideia era de implementar armas com seus próprios sistemas de nivelamento, o que poderia ser extremamente efetivo contra classes de criaturas específicas, por exemplo. O feedback recebido ao longo deste Dev Note, no entanto, mostrou claramente que os tibianos não consideraram este plano como uma ideia tão boa. Não é nem preciso dizer que as Reaper Weapons não foram introduzidas.

Março começou com um final de semana com Double XP e Double Skill. Fazer o login diário no mês de março foi muito recompensador. Foi o Mês das Recompensas Diárias em Dobro. Todos os tibianos receberam duas vezes a quantidade de itens da Reward Shrine. Até mesmo a recompensa diária de XP Boost foi dobrada.

Fomos então surpreendidos com uma nova forma de evento de final de semana. O primeiro Final de Semana com Rapid Respawn aconteceu entre os server saves dos dias 06 e 09 de abril. Como o feedback posterior ao evento foi extremamente positivo, alguns outros finais de semana com rapid respawn aconteceram durante o restante do ano. Como todos ficavam eufóricos toda vez que o tempo de respawn era reduzido, uma nova ferramenta também foi introduzida. Trata-se de um tipo de sistema de doação para reduzir ainda mais o tempo de respawn dos monstros em áreas específicas. Estas mudanças aconteceram em setembro de 2018. Em uma enquete no site oficial do Tibia, pouco mais de 60% dos participantes afirmaram que as taxas de respawn agora estão excelentes, de maneira geral. A opinião sobre o novo sistema de doações, no entanto, não é tão clara. Apenas 40% dos participantes aprovaram, quase 34% reprovaram e aproximadamente 24% não se importam realmente com esta ferramenta.

Ainda assim, para resumir, os tempos de respawn mais rápido no Tibia são um resultado direto do feedback da comunidade sobre os finais de semana com rapid respawn, cuja primeira experiência se deu em abril de 2018.

A propósito, abril… A pegadinha de primeiro de abril deste ano foi bastante sutil. A CipSoft enviou convites para uma pesquisa na qual algumas perguntas rápidas indicavam ideias um pouco estranhas… Os tópicos eram: pickpocketing, lockpicking, fusão de vocações, impostos e a destruição de uma cidade tibiana por um asteroide. A maioria dos jogadores queriam que Thais sofresse este duro destino.

Todos da CipSoft ficaram surpresos pelo feedback positivo que as ideias receberam e os resultados desta pesquisa foram expostos no artigo oficial do mês de maio. Caso você se interesse, clique aqui para ter acesso.

Também em primeiro de abril, foi realizado um breve concurso em que os tibianos redigiram pequenas histórias humorísticas, combinando Páscoa e Papai Noel. Você pode ver as histórias vencedoras aqui: Limerick’s on the way!.

Mais coisas também aconteceram em abril. Os Exercise Dummies e as Exercise Weapons foram implementados juntamente com uma interface que fornece uma visão geral dos Streamers da Twitch e do YouTube, que foi adicionada ao site oficial e à tela de login do client do Tibia. Além disso, um grande tópico em abril foi a fusão de diversos mundos do jogo: 27 mundos foram fundidos em apenas 10.

Em maio, foram lançados os teasers do Summer Update 2018, o que deixou os funcionários da CipSoft ocupados o mês inteiro. Os servidores de teste começaram a funcionar no início de junho, dando a todos nós uma prévia das coisas novas que seriam introduzidas logo no começo do mês de julho.

O Summer Update deste ano trouxe novas ferramentas tais como:Cyclopedia Map, Supply StashFerramenta de Screenshots Automáticose uma Barra de Status Customizável. Além disso, trouxe muitas novas quests, tais como: Secret Library, The Lament e The Order of The Falcon, através das quais os tibianos puderam obter novos equipamentos de nível alto, por exemplo.

Agosto começou com mais um Final de Semana com Rapid Respawn, dando aos jogadores a oportunidade de completar algumas entradas no Bestiary ou de coletar produtos de criatura para seus imbuements. Três novos servidores Retro Open-PvP também foram lançados: Pyra, Carnera e Nossobra. Tudo parecia tranquilo até o dia 17 de agosto, quando algo indescritível aconteceu. Primeiramente, todos os servidores foram resetados, alguns mais de uma vez. Para piorar, o reset culminou com o aparecimento de diversos problemas e bugs, resultando em um tópico de reclamação com mais de 100 páginas no Auditorium.

Já em setembro, as mudanças mencionadas sobre o tempo de respawn foram aplicadas e a parte gráfica recebeu um novo modo de antialiasing denominado Smooth Retro, que se tornou opção gráfica padrão do Tibia. Este novo modo combinou a suavidade dos métodos pré-existentes de antialiasing com os nítidos e claros visuais do modo pixel. No inicio deste mês, a CipSoft perguntou, por meio de uma enquete no site oficial do Tibia, qual modo gráfico nós estávamos utilizando com mais frequência para jogar. Percebeu-se que muitos jogadores preferiam alterar as configurações para o antialiasing normal. Contudo, quase 30% dos tibianos estavam utilizando o novo modo padrão. Dessa forma, o Smooth Retro se tornou o visual padrão do Tibia.

Em outubro, começam a ser lançados os teasers para o Winter Update 2018, como uma espécie de prelúdio para o final do ano. Com esta atualização, os Dreamborn se tornaram conhecidos no Tibia, vivendo em uma dimensão mística de sonhos élficos. Tivemos também a apresentação de uma nova linha de quests, da The Dream Court e de outras duas quests; novos monstros, bossesachievements, missões e enigmas, além de novos itens, novas montarias e um novo outfit que foram parte desta grande atualização!

Além disso, o Stash que havia sido introduzido no Summer Update foi expandido com um mecanismo de filtro e uma moldura colorida foi adicionada aos itens para representar o seu valor comercial. Criaturas impulsionadas também passaram a fazer parte do jogo, dando mais XP e loot por um dia. Elas também receberam um respawn mais rápido, complementando muito bem o respawn acelerado dos monstros que já tinha sido implementando no decorrer do ano.

A popular Cyclopedia também foi expandida ainda mais e agora mostra uma visão geral dos status atuais dos personagens bem como os seus achievements. E não é somente isso: o Cyclopedia Map também passou a permitir que os jogadores andem clicando no mapa presente na interface. Também foi introduzido o novo Vibrancy Imbuement, em combinação com alguns ajustes na runa de Paralyse. O Tibia também passou a contar com um calendário de eventos, ferramenta que também fez parte do Winter Update.

Independente dos aspectos mencionados acima, 2018 foi um ano de muitas mudanças sucintas, tais como bugsconsertados e/ ou interfaces redesenhadas. O balanceamento de monstros também foi um grande tópico para a CipSoft no decurso do ano, tanto quanto a redução das quedas de FPS e muito trabalho para oferecer um melhor tratamento aos servidores resetados. Novos produtos da Store também foram lançados: montarias e outfits, decorações para casa e o magic gold converter, por exemplo. Outro tópico recorrente em 2018 diz respeito aos ajustes no Prey System e no Bestiary.

A CipSoft está pronta para encarar o ano de 2019. Mas primeiro, vamos nos contentar com mais nostalgia outra vez. Como parte de uma nova World Quest que também foi implementada com o Winter Update: o Winterlight Solstice. Você pode esperar uma esplendida celebração para o Tibia. De 07 a 10 de janeiro, todos podemos visitar a Ilha de Nostalgia, caçar monstros com seus antigos sprites e cavar tesouros. Os Pinata Dragons também aparecerão por todo lugar.

Além de ajustes técnicos, novos melhoramentos de qualidade de vida, novas características e também desafios completamente novos estarão aguardando você em 2019! A CipSoft se esforçou muito para nos fornecer muita diversão e entretenimento. Compete a todos nós aproveitar cada pedacinho disto!

Cipsoft agradece a todos por serem parte da incrível comunidade tibiana e agradece ainda por todos os feedbacks enviados, comentários, paixão, risadas e também pelas lágrimas e pelo ódio. A Cipsoft e toda a equipe do BomDiaTibia deseja a todos os tibianos um final de ano pacífico, uma temporada de feriados felizes e tudo de melhor para o ano 2019!

Obrigado por estar conosco, em prosperidade e em adversidade!