Lar doce lar

0
125

Um grande amigo que tenho no jogo tem a mania de juntar gemas e pedras preciosas em grande quantidade para vender de uma vez. Eu sempre falava pra ele: “Não precisa disso, não tem inflação no Tibia. O valor vai ser sempre igual”. Pois é, eu errei. Após o aumento do valor de runas e potions, tivemos o anúncio do aumento dos aluguéis das casas.

Pânico para aqueles que seguravam as melhores casas do jogo. Raiva daqueles que vão gastar mais para manter suas casas. Tristeza dos que terão que vender ou abandonar as suas por não terem como pagar o aluguel. Os sentimentos de quem possui uma casa são os mais variados. Após o anúncio de que o valor do aluguel será reajustado, todos aqueles que não concordaram ficaram, no mínimo, indignados. Mas antes vou contar de como eu amo ter uma casa para analisar esse ajuste.

Quando jogava na época da escola eu era apaixonado por casa. Era 2006, eu era free account, e meus amigos que eram premium não tinham casa. Era algo de luxo. Só os mais ricos tinham. Parei um tempo depois e voltei em 2016. A primeira coisa que fiz foi comprar uma casa. Subsolo do castelo de Edron, 10 SQM e uma cama. Era o suficiente pra deixar minhas bps no chão. Fiquei pouco mais de 2 meses com ela, e depois disso não parei de mudar. Sempre que achava uma mais bonita que a minha sendo anunciada ou para bidar eu ia e pegava.

Dessa em Edron eu fui para Svargrond. Acho que foi a que eu fiquei por mais tempo, pois eu amo Svargrond. Das áreas frias fui para o tropical de Port Hope, voltei pra Edron, me mudei para Venore, e do pântano fui para Carlin e arrumei as malas para Thais. Mas meu sonho era uma casa em Oramond. Impossível. Todas as casas de Oramond eram ocupadas pelos High Level, e as poucas que não estavam enfeitadas eram tomadas por makers. Até que um dia consegui comprar uma casa nessa cidade. Paguei uma fortuna, mas estava numa das casas que eu sempre sonhei. E não vai ser o aumento dos aluguéis que vai me fazer sair dela, pois eu sonhava com isso. Mas vou tentar mostrar que isso não é o que vai acontecer com alguns  jogadores, e eles não estão errados.

Hoje eu consigo pagar o aluguel da minha casa com uma hunt. Uma hora no mirror das asuras  é o suficiente. Knight level 425. Mais alguns dias e pago a premium, o aluguel e sobra dinheiro. Mas o mundo não gira ao meu redor. Se o aumento tivesse acontecido quando eu tinha aquela casa em Svargrond possivelmente eu venderia ela. Inviável pagar o aluguel quando eu estava level 50. E hoje esses players que ainda não conseguem juntar dinheiro nas hunts? Que em algumas tem waste? E precisam juntar pra pagar a premium e o aluguel? Não é fácil. E mesmo aqueles que já estão com algum level a mais que isso ainda tem suas particularidades. São aqueles jogadores casuais que não jogam todo dia. E isso não tira o direito deles terem casa, como vi algumas pessoas dizendo nos fóruns e grupos. Então vamos analisar esse aumento.

Minha atual house

A justificativa da Cip é válida. O valor é o mesmo desde o início. A economia do jogo mudou, é mais rápido juntar dinheiro do que há 10, 15 anos atrás. Mas a maneira que esse aumento ocorreu que deixou as pessoas furiosas. A análise de valor também não é o mais correto. Não é justo considerar entre os itens o tempo que a casa esteve alugada, já que existem aqueles que apenas seguravam a casa e não a utilizavam. Há também a localização, já que algumas cidades são mais visadas que outras. Mas a meu ver o pior foi como esse aumento foi feito. Foi de uma vez e pesado. A diferença entre os novos e antigos aluguéis é exorbitante. Das guildhouses então nem se fala. Se a intenção é ter esse valor de aluguel, o aumento teria que ser gradativo, preparar os jogadores para isso. Preparar aqueles que não tem condição hoje de manter uma casa para que achem um meio de juntar mais dinheiro, ou arrumar uma casa com menor aluguel. E dar três meses para isso não é justo.

Assim sendo um ajuste realmente é necessário. E já vimos em inúmeros casos que os jogadores tem sim voz. São três meses para que o aumento ocorra. É tempo suficiente para colocarmos nosso ponto de vista no fórum oficial, e é o meio de ouvirem a nossa voz. E mesmo eu concordando com um aumento e pagando o futuro valor, não concordo com o valor. E é meu dever como jogador em pensar nos outros que também jogam e merecem ter o direito de se divertir, e não abrir mão desses momentos.