Nosso parceiro, o PortalTibia.com.br, realizou uma super entrevista com ninguém menos que Lyxoph, um dos fabulosos artistas gráficos da CipSoft! Abaixo você poderá conferir a íntegra da entrevista!
Caso prefira, CLIQUE AQUI para ter acesso à publicação original disponível no site do Portal Tibia e descubra um pouco mais sobre um dos responsáveis por dar vida ao Tibia, transformando ideias em gráficos e sonhos em realidade.
Portal Tibia: Hauopa, Hannes (Lyxoph)! Gostaríamos de agradecer por ceder um pouco do seu tempo, para fazer esta entrevista! Sabemos que você é um dos artistas gráficos que trabalham para a Cipsoft e assim gostaríamos que você se apresentasse e falasse um pouco mais sobre você, sobre seu lado pessoal e como anda sua coleção de vídeo games.
Lyxoph: Minha posição na CipSoft é Artista Líder . Como você já deduziu, eu ainda coleciono videogames, mas diminuí um pouco nos últimos anos. Além disso, eu gosto de jogar (obviamente), criar arte (duh), fotografia (principalmente veículos e arquitetura), ser membro do clube de trem local (sim, sou nerd desse jeito), pesquisa de ancestralidade, descobrir novas músicas , assistir ao YouTube e passando tempo com amigos e familiares.
Portal Tibia: Como está sendo essa jornada na Cipsoft, desde que você começou a fazer parte da da equipe gráfica em 2008, como foi seu ingresso na equipe, quais as grandes mudanças que houveram nestes anos e quais os maiores desafios que você já passou?
Lyxoph: Comecei minha carreira na CipSoft como estagiário em 2008, e depois de alguns meses terminando meus estudos, comecei a trabalhar aqui em tempo integral em 2009. Quando eu comecei, ainda estávamos em nosso antigo escritório e o departamento de arte fazia parte Equipe de conteúdo do Tibia. Depois que nos mudamos para o novo escritório em 2013, a equipe foi reestruturada e em termos de organização o departamento de arte tornou-se independente do Tibia. Somos agora responsáveis pela maioria dos produtos da empresa. Por volta dessa época, a equipe de arte também começou a crescer um pouco e eu assumi o papel de Artista Líder. Então, além de mim e do Penciljack, que esteve perto desde sempre, eu tenho uma grande equipe com vários outros artistas que eu sempre posso contar. Todos nós temos papéis diferentes, embora todos tentem ajudar em todos os lugares possíveis. Alguns artistas se especializam em arte 3D (por exemplo, criação de assets ou VFX para o Panzer League), outros criam arte 2D (como sprites, concept art, ilustrações, UI [interface do usuário] ou design de impressão) e nosso artista técnico apóia nosso fluxo de trabalho criando scripts que tornam nossa vida Mais fácil. No total, ainda somos uma equipe pequena – nossa contagem atual é 7. Acho que um dos desafios mais difíceis na vida de todo artista é cumprir o prazo de sempre, tentando maximizar a qualidade que você pode oferecer.
Portal Tibia: Quais suas funções, atividades e responsabilidades no seu dia a dia de trabalho, como sua rotina e tarefas diárias.
Lyxoph: Eu sempre começo meu dia no escritório reiniciando o treinamento offline do meu personagem de Tibia. É muito importante mantê-los flexionando seus músculos e prontos para qualquer desafio que possam enfrentar no futuro! Então eu verifico meus e-mails, vejo se há novas tarefas para a minha equipe que eu tenho que agendar. Eu verifico minha lista de tarefas e começo a trabalhar na minha tarefa atual. Uma vez a cada manhã, eu faço minha ronda pela equipe, perguntando a todos como eles estão indo em sua tarefa atual, dando-lhes conselhos úteis sobre seu trabalho e verificando o que vem a seguir. Depois do almoço, o restante do meu dia de trabalho é gasto com a continuação do trabalho em minhas tarefas atuais, indo a reuniões com outras equipes, dirigindo minha equipe de arte e coordenando quaisquer parceiros externos com os quais podemos trabalhar. Minhas responsabilidades incluem direção de arte para alguns de nossos produtos, o que significa inicialmente estabelecer uma visão de como deve ser o estilo de arte e como ele se desenvolve mais tarde, além de verificar e assinar o trabalho da equipe), planejar as tarefas de arte para nossa equipe (quem faz o quê e quando) e coordenar nosso trabalho com as outras equipes da empresa. Além disso, eu ainda posso dedicar uma grande parte do meu dia para realmente criar arte, o que é legal.
Portal Tibia: Quais seus projetos atuais, além do Tibia, junto à Cipsoft?
Lyxoph: Além de trabalhar no Tibia, estou fazendo um trabalho de design de UI (interface do usuário), assim como o ocasional conceito de arte do Panzer League. Também crio muito do trabalho de design de impressão para publicidade regional e de indústria de games que nossos departamentos de marketing e organização fazem. E, claro, há sempre algumas coisas secretas acontecendo que eu não posso falar sobre. ?
Portal Tibia: Quais ferramentas (programas) você atualmente utiliza na criação?
Lyxoph: Eu uso muitos softwares da Creative Cloud da Adobe. Principalmente Photoshop para pixel art, pintura, tarefas de design gráfico e animação. Eu também ocasionalmente brinco no After Effects e Premiere para criar e editar conteúdo de vídeo. Eu uso o Adobe XD para criar protótipos de UI (interface do usuário) simples e Illustrator, InDesign e Acrobat para algumas das tarefas relacionadas à impressão. Uma ferramenta que não é da Adobe que uso é a Cosmigo Pro Motion para trabalho e animação de blocos de pixel art complexos. Maya, zBrush e Substance são nossas ferramentas para o comércio da Panzer League, embora eu deixe isso para os nossos artistas 3D.
Portal Tibia: Com qual área gráfica você prefere trabalhar em duas dimensões, ou tridimensional, artes de conceito ou pixelart?
Lyxoph: Eu definitivamente sou um artista 2D. Eu comecei como um artista de pixel, e ainda é a área onde meu coração reside. Eu também crio arte conceitual e pinturas. De tempos em tempos, eu também me dedico em 3D, mas principalmente para meus trabalhos particulares.
Portal Tibia: Caso queira, compartilhe com a gente algum espaço público, ou galeira onde podemos ver seus trabalhos não relacionados com o Tibia.
Lyxoph: Cara, tudo que eu tenho em espaços públicos está lamentavelmente desatualizado. Eu não tenho criado tanto trabalho privado quanto deveria nos últimos anos. Meu hub principal é robotriot.org, no canto superior direito você pode encontrar links para outras galerias e canais de mídia social que eu mal uso.
Portal tíbia: Como funciona o processo de criação de itens, outfits ou até mesmo cidades de um Update?
Lyxoph: Geralmente começa com a equipe de design de conteúdo do Tibia nos apresentando um conceito e uma história difícil para a próxima atualização. Eles geralmente já têm ideias para um tema que gostariam de apresentar na nova atualização. Todos os artistas que trabalham na atualização começam a coletar referências que se encaixem no tema. Estas podem ser fotos ou pinturas de vegetação, rochas, paisagens, arquitetura e tudo o mais que sentimos ser necessário para fazer parte do novo tema. Em seguida, tentamos estabelecer uma paleta de cores solta para os principais recursos, como a parede e o piso, e criar pinturas de humor sobre a forma como visualizamos a nova área. Também criamos conceitos de alguns dos ativos individuais que já sabemos que serão exigidos pela equipe de conteúdo. Freqüentemente, nesse estágio, criamos ideias para pontos únicos ou certas cenas que podem entrar no jogo mais tarde. Não criamos arte conceitual para cada ativo, pois às vezes não é necessário ou não é possível devido a restrições de tempo. Depois que terminamos com os conceitos, apresentamos os resultados para a equipe de conteúdo para ver se conseguimos combinar sua visão para a nova área. Se necessário, fazemos alterações ou projetamos alguns fragmentos e partes faltantes, mas geralmente é um processo muito tranquilo, já que trabalhamos juntos há tanto tempo. Além disso, muitas vezes nos inspiramos uns aos outros, com alguns conceitos ou ideias de ativos que criamos espontaneamente tornando-se parte de uma busca que a equipe de conteúdo implementa. Para mim, essa é uma das maiores tarefas deste trabalho, construindo um mundo inteiro a partir do zero, juntos como um time. Então nós definimos pixeling os primeiros ativos. Sempre começamos com conjuntos de paredes, pisos e objetos de ambiente estático, pois a equipe de conteúdo começará a criar o mapa primeiro. Portanto, esses recursos precisam ser concluídos primeiro, enquanto para criaturas, roupas, montagens e itens, a equipe de conteúdo pode usar marcadores de posição até pouco antes do congelamento do recurso da atualização. Também improvisamos com frequência durante a criação de folhas de ambiente e adicionamos alguns fragmentos extras que criamos no local. Uma vez que a arte do ambiente é feita, começamos a trabalhar em conceitos para as criaturas, montarias e roupas. Geralmente criamos vários designs por criatura. Juntamente com a equipe de conteúdo, selecionamos os que melhor atendem à intenção original da equipe de conteúdo. Depois que cada conceito é aprovado, começamos a trabalhar nos sprites. Na maioria das vezes, criamos apenas fotos para os sprites, uma vez que a tarefa de animação que consome tempo é feita em cooperação com um parceiro externo. Isso aumenta bastante nossa produção, mesmo que apenas 2 ou 3 artistas estejam trabalhando em uma atualização. Os únicos ativos restantes são os itens. Nós sempre criamos estes últimos no processo. Para itens, não criamos nenhum conceito, mas sim fazemos os pixeling diretamente com base nas descrições da equipe de conteúdo.Depois que terminamos com os recursos reais do jogo para a atualização, ainda há muito trabalho fora do jogo a ser realizado. feito. Por exemplo, temos que criar os cartões de monstros, atualizar o mapa do mundo para o site e pintar novas artworks do cliente e do website.
Portal tíbia: Em relação a parte gráfica do jogo (objetos in-game) o que você prefere criar?
Lyxoph: Eu gosto principalmente de fazer ativos ambientais como paredes, plantas, rochas, estátuas, pisos e etc.
Portal Tibia: Existe algum trabalho/obra em especifico que você prefere, se orgulha de ter criado, ou considera sua obra prima?
Lyxoph: Eu gosto mais de alguns dos pontos únicos que ajudei a criar. Como o Tibia é um jogo baseado em blocos, provavelmente haverá muita repetição de recursos de arte que o jogador vê. Com pontos únicos, tentamos criar lugares memoráveis no mapa que os jogadores podem facilmente lembrar e consultar. Além disso, criar objetos únicos que são colocados apenas uma vez no mundo é bastante divertido, já que eles geralmente são muito maiores também. Um exemplo seria a área de Deepling com a grande estátua de QJ – ((como peça central). E também gosto muito da arquitetura de Venore, que foi uma cidade divertida para se imaginar.
Portal Tibia: E qual você prefere não lembrar de ter feito?
Lyxoph: Bem, como artista, você sempre se esforça para melhorar. E quando você olha para o que você criou há um tempo atrás, você freqüentemente se encolhe e pensa “Droga, se eu fosse fazer isso de novo hoje, eu poderia fazer isso muito melhor”. Este também é um bom sinal, já que significa que você ainda está melhorando. Eu não vou destacar nenhum recurso específico, mas acredite em mim, há certamente alguns ativos que eu criei e que gostaria de revisitar algum dia.
Portal tíbia: Qual a maior dificuldade/limitação ao criar uma pixelart? Existe alguma arte ou projeto que por limitação você teve que modificar a ideia original ou mesmo abandonar, por não ser possível a concepção da mesma em 2D?
Lyxoph: A principal restrição ao trabalhar com pixel art é obviamente a resolução e portanto os detalhes que você pode mostrar. No hardware oldschool, você também tinha paletas de cores limitadas e às vezes até mesmo restrições mais loucas impostas a você pelo modo gráfico, como combinar determinadas cores umas com as outras, por exemplo. Mas isso não se aplica ao Tibia, podemos fazer praticamente qualquer coisa.
Para mim, a limitação também significa criatividade. Eu gosto de ter restrições técnicas, pois desafia você a encontrar novos truques para superar as limitações da melhor forma possível. Isso é o que eu realmente gosto sobre pixel art. No entanto, certamente houve momentos em que não conseguimos transferir um design inteiramente do conceito para o sprite. Isso geralmente acontece com roupas, onde você precisa tomar decisões sobre o que deixar de fora do sprite para manter algum nível de legibilidade. É um processo de abstração, onde você precisa tentar destilar o conceito original à sua própria essência, e fazer esse trabalho no sprite. Eu não acho que nós já tivemos um design que tivemos que abandonar completamente, há sempre uma maneira de fazer funcionar no Tibia de alguma forma.
Portal tíbia: Como você se sente ao ver que no jogo alguns itens criados por você que não são perfeitamente aproveitados devido às limitações, como por exemplo paredes de casas que encobrem itens como as Magical Trees, que ficam encobertas pela metade impedindo que os jogadores contemplem a arte final de certos itens?
Lyxoph: Sim, eu gostaria que todos esses pequenos problemas com a ordem de desenho no mecanismo do cliente pudessem ser resolvidos. Avaliamos repetidamente diferentes maneiras de resolver isso, no entanto, o problema subjacente é surpreendentemente complicado e demorado para corrigir. Atualmente, não estou muito confiante de que isso será resolvido.
Portal tíbia: Existem muitos jogadores de Tibia que adoram trabalhar com Pixel Art e gráficos, criando diversas obras relacionadas para o Tibia, não é atoa que temos diversos itens de Fansites criados por jogadores. Pensando nisso, você tem algum conselho para aqueles que gostam de criar e trabalhar com arte gráfica?
Lyxoph: Há de fato alguns gráficos legais criados por fãs para o Tibia. O principal conselho que tenho para qualquer pessoa interessada em se tornar um artista profissional é: continue praticando todos os dias, aprenda a observar seu ambiente com cuidado e ouça o feedback de outros artistas experientes. Especialmente o último ponto é realmente importante, divulgue sua arte em fóruns ou outras comunidades on-line e peça críticas. Isso ajudará você a ver melhor quais erros você ainda está cometendo e como superá-los. E não perca sua motivação se o que você está tentando desenhar não funcionar no começo. Meu professor de arte na escola disse uma vez, cada artista tem milhares de desenhos ruins neles. Comece a tirá-los do seu sistema, colocando-os no papel, até você finalmente alcançar os bons desenhos encontrados no fundo.
Portal Tibia: Em sua última entrevista você afirmou que jogava em um knight level 71. Desde então, como anda seus avanços como jogador tibiano, você ainda joga tibia? O que você pode dizer sobre as mudanças de jogabilidade que o jogo passou nestes 11 anos?
Lyxoph: Fiquei muito orgulhoso quando cheguei ao nível 100 com esse personagem. No entanto, meu progresso diminuiu muito desde então, e estou em torno de 130 no momento. Na verdade, existem muitos novos recursos implementados no Tibia que eu realmente gostaria de testar, bem como áreas em que trabalhei e que gostaria de explorar no jogo. No entanto, meu tempo livre é muito limitado e há muitas outras coisas interessantes para fazer, eu não posso dedicar tanto tempo para jogar Tibia quanto eu gostaria.
Portal tíbia: Sendo um jogador e criador de arte, você possui algum item dentro do jogo único ou um item extremamente raro que tenha recebido de presente?
Lyxoph: Eu realmente não tenho nenhum item raro em especial que você acharia excitante. Eu até perdi minha modesta casa há um tempo e não posso mais mostrar o pouco que tinha.
Portal Tibia: O que você acha mais interessante dentro do jogo do Tibia?
Lyxoph: Eu principalmente gosto do mundo e do cenário. Tentamos aproveitar as ideias existentes e dar a elas um toque tibiano único ao integrá-las ao nosso mundo. Explorar essas áreas depois e ver o que a equipe de conteúdo e os programadores fizeram dela é muito empolgante.
Portal Tibia: Sendo um jogador e colecionador de jogos, qual seu jogo preferido de todos os tempos?
Lyxoph: Meu jogo favorito de todos os tempos é o Paradroid 90 no Amiga. É um dos primeiros jogos que joguei na minha infância e ainda gosto muito da jogabilidade, da arte e do som. Provavelmente tem muito a ver com a nostalgia também. Eu nunca completei isso, na verdade sou um jogador muito ruim.
Portal Tibia: O que você espera para o Tibia, no futuro?
Lyxoph: Eu acho que há alguns novos recursos empolgantes no desenvolvimento do Tibia no momento, estou realmente ansioso para saber como eles serão recebidos na comunidade. Quando se trata de gráficos, vamos continuar empurrando a arte ainda mais. Não estamos ficando sem ideias sobre o que implementar em seguida.
Portal Tibia: Muito Obrigado pela entrevista, saiba que nós tibianos somos apaixonados pelo jogo, e se a qualidade gráfica não fosse tão excelente certamente o jogo não seria um sucesso por tanto tempo, então parabéns por todos estes anos de trabalho e dedicação.
Lyxoph: Foi uma honra e um prazer responder suas perguntas. Vejo você no Tibia!