A era dos KKK’s

0
135

Já faz um bom tempo que o jogador que juntasse seu 1KK era considerado rico. Hoje as coisas são diferentes, os valores são diferentes e as cifras são maiores. Bem maiores.

Quem algum dia já ouviu as lendas e histórias do Tibia sabe que durante muito tempo os itens raros eram vendidos por quantias absurdas para a época. Ou eram trocados por outros itens (small diamonds eram as moedas de trocas preferidas). Também é de conhecimento de todos que a dificuldade de juntar esses itens ou gold era muito, mas muito maior. Hoje é o oposto que acontece. Conseguir dinheiro é algo relativamente fácil, tanto dentro do jogo quanto comprando no mercado negro por um valor irrisório. Mas os itens atuais continuam custando valores absurdos.

Essa facilidade de conseguir KK’s desvalorizou muito o valor do dinheiro. A quantidade de gold que existe nos servidores tem deixado a Cipsoft preocupada. E isso fica claro com as inúmeras ações da empresa para retirar parte desse valor de circulação. A cada dia que passa são novas montarias e outfits inseridos na store, fazendo que os jogadores gastem suas coins. A ação mais atual foi a implementação do Golden Outfit, com o absurdo valor (ou nem tão absurdo assim) de 1KKK. E não foram poucos que compraram. Eu mesmo compraria se tivesse esse valor. É um outfit incrível, bonito e exclusivo para essa fatia de jogadores “milionários”.

E a facilidade de juntar gold interfere diretamente nos valores dos itens. Os melhores itens de cada vocação possuem um valor que um old tibiano jamais imaginaria. E a cada update são implementados mais itens, tão bons quanto os atuais ou melhores, deixando assim com o jogador a opção de como ele vai gastar seus KK’s. Não tenho o melhor set para Elite Knight. Se eu quisesse ter um, gastaria pelo menos 600kk. Para ter o Falcon Set, todas swords elementais. E isso chutando baixo.

Quando vejo alguém com Falcon Set

Então eu fico pensando, como vou juntar esse valor? É fato que é fácil juntar dinheiro. Mas há uma enorme diferença em juntar dinheiro e juntar muito dinheiro. Para juntar muito dinheiro você não pode ser um jogador casual, daqueles que não joga todos os dias, e quando joga são por pouquíssimas horas. Para isso esses jogadores vão ao mercado negro para conseguir KK’s, Coins ou os itens diretamente.

O mesmo vale para os colecionadores de itens. Os itens raros porém não tiveram tanta mudança em relação aos valores, o que não muda o fato de serem relativamente caros. Ou caríssimos, dependendo do item.

Ou seja, assim como não é difícil juntar seus KK’s, é vasta a opção de como gastá-lo. Não é viável ter tanto dinheiro dentro de um servidor parado nas mãos dos jogadores.

A meu ver esse é um quadro irreversível. Daqui pra frente é praticamente certo que  a quantidade de dinheiro acumulado vai aumentar ao invés de diminuir. E esse monstro em forma de gold foi a própria Cipsoft que criou, e cabe a ela exterminá-lo.