Retrocesso: Rebalanceamento das Áreas de Caça

1
336
Compartilhe aí, Tibiano!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Todos na CipSoft devem ter enlouquecido. Não há outra maneira mais branda de explicar o que está acontecendo. Na manhã desta terça-feira, toda a comunidade tibiana foi surpreendida com uma série de alterações malucas que nos foram enfiadas goela abaixo. Um “rebalanceamento” bizarro de algumas áreas de caça do Tibia que tem como aparente objetivo reprogramar, agora tardiamente, um perfil de jogabilidade sustentado pela própria desenvolvedora alemã durante anos. Tudo isso feito sem discussão prévia com os jogadores e de forma extremamente atrapalhada.

Para tentar justificar tamanha atrocidade, a CipSoft afirmou que hoje nós jogadores contamos com uma imensa variedade de locais para caçar e que alguns desses locais “provaram ser mais atraentes que outros”. A solução brilhante que os desenvolvedores encontraram “para lidar com essa aparente desigualdade” foi a de nerfar um conjunto de criaturas presentes em 20 áreas de caça que eles selecionaram, “considerando critérios como ganho de XP e lucratividade”, afetando, dessa forma, diversos outros espaços que, em tese, nada teriam a ver com as alterações, em vez de simplesmente trabalharem em melhorias para áreas pouco frequentadas pela comunidade.

O fato é que acabou não sendo um rebalanceamento das áreas de caça. Isso está mais para uma maneira absurda, intencional ou não, de desequilibrar as oportunidades de ascensão dentro do jogo. Aqueles que conseguiram desfrutar plenamente do cenário disponível até anteontem agora ostentam fortunas imensas e personagens cujo nível comporta quatro dígitos (atualmente quase 300 jogadores estão acima do nível 1.000). O restante chupa o dedo e chora, porque a trapalhada cipsoftiana lhes rendeu uma horda de criaturas que passaram a fornecer até 70% menos XP que o habitual:

Tabela/Reprodução: Reddit – Dados sobre a redução de XP.

A tabela acima nem sequer está completa, mas a partir dela o leitor já tem condições de visualizar parcialmente o tamanho da cratera aberta pelo meteorito alemão. Observe bem: nós agora dispomos de Hellhounds que oferecem menos XP que Hellspawns; Nightmares que dão menos XP que Nightmares Scoin (que são descendentes mais fracos dos Nightmares) e por aí vai. Lembrando que nem ao menos chegamos a incluir em nossa equação o impacto dessa loucura sobre a taxa de incidência de loot.

Agora só nos resta esperar que a CipSoft reavalie alguns dos números propostos e que ouça os apelos da comunidade, que, não tenho dúvidas, fará muito barulho. O estrago dessa barbaridade não poderá ser completamente desfeito, uma vez que a CipSoft não costuma voltar atrás. No entanto, não podemos ficar inertes e nem tampouco pagar a conta de um equívoco secular que é da empresa. Mesmo que teoricamente interessantes, essas mudanças chegaram tarde demais e inauguram um profundo retrocesso em termos de jogabilidade.


ATUALIZAÇÃO (29/01/2020):

Ao contrário do que alguns tibianos pessimistas e alienados prediziam, a onda de protestos da comunidade, especialmente no Fórum Oficial, alcançou os alemães e surtiu efeito. A CipSoft respondeu rapidamente às inúmeras críticas dos jogadores e resolveu fazer ajustes na bizarrice anunciada ontem:

Mensagem publicada pelo CM Skerio neste tópico do Fórum Oficial (clique para expandir).

Clique aqui para conferir o novo cenário.

Em resumo, podemos dizer que a maluquice da CipSoft agora será implementada de maneira menos catastrófica. Mesmo assim, ainda não estou de acordo com a medida. Para mim, isso deveria ter sido feito muito antes, não agora. Se hoje existem áreas de caça encalhadas, precisamos, não obstante ao que foi feito, apostar em maneiras de torná-las mais atrativas. Para além de um grave retrocesso, nerfar áreas de caça movimentadas “para lidar com uma aparente desigualdade” apenas configura uma sandice monumental.

1 COMENTÁRIO

  1. Fala vdd, eles até voltam atrás como fizeram com as casas…

    mas hellspaw dar + xp q hellhound… xp de Fury ser = a wyrm

    Nightmare scion dar + xp que nightmare…

    Os cara fumaram uma droga nervosa…

    creio que vão deixar isso até domingo… segunda eles vão refazer essa cagada monstruosa

    Talvez nerfar só 15% dos xp? ou aumentar a resistencia dos monstros, dar + ataque e vida? com isso uso de supply aumenta e o tempo pra matar os bixos tb… fazendo a xp cair…

    ou implementar uma taxa gradual de redução de xp a partir do nv x

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui