Caros Tibianos,
nós, gerentes de produto do Tibia, lemos atentamente seus comentários e perguntas sobre a Forja de Exaltação nos últimos dias, com muitos deles girando em torno de decisões de design. Portanto, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para abordar alguns pontos e explicar os objetivos e a motivação para este recurso.
Metas
Já no verão, quando começamos a projetar este recurso para o lançamento de inverno, ficou claro que devido ao 25º aniversário do Tibia, uma quantidade considerável de recursos não estaria disponível, como mencionado aqui. Independentemente disso, estávamos procurando por um recurso que atraísse e beneficiasse uma ampla base de jogadores em todos os níveis nos próximos anos. Também queríamos conter a considerável inflação do ouro no Tibia, introduzindo um novo e forte depósito de ouro.
Base de jogadores ampla e nível 10
A decisão de definir o nível máximo de itens da classe 4 como 10 foi especialmente criticada. Em nosso primeiro rascunho de design, não havia camada máxima. Porém, isso era inviável, uma vez que, por exemplo, tivemos que definir as camadas no Market, o que não funcionaria com uma progressão de camadas aberta. O limite do nível 10, portanto, resultou de considerações práticas e técnicas - sabendo que com a quantidade atual de itens e ouro no jogo, isso não seria alcançável. Na maioria dos mundos de jogo, nível 5 ou 6 é atualmente o máximo que pode ser alcançado, dependendo de vários fatores como nível de personagem e tempo de jogo. O Tier 2 ou 3 já é uma conquista notável, principalmente considerando o montante de recursos investidos. O recurso, entretanto, não foi projetado especificamente para níveis elevados. Um jogador casual pode melhorar sua caçada já com um item de nível 1 que fornece um pequeno, mas relevante ganho de poder. O pó pode ser transformado em lascas, se você não planeja usar a forja por enquanto, e cada monstro diabólico morto também dá lascas. Lascas e núcleos exaltados podem então ser vendidos para outros jogadores, o que cria uma interação completa com o sistema.
Alguns de vocês jogam Tibia há muito tempo e certamente se lembram de uma época em que abrir a porta do nível 999 era um objetivo irreal, um sonho inatingível. Tibia mudou entretanto, e muitos jogadores entraram por essa porta. No futuro, haverá novos conteúdos, novos campos de caça e, certamente, novas mecânicas. Nenhum de nós sabe ainda quais serão. E em algum ponto, talvez vivamos a ocasião importante do primeiro item de nível 10.