No Summer Update deste ano de 2022 foi implementado no Tibia o Bosstiary, o bestiário de bosses. Uma ferramenta incrível que concede algumas vantagens para os jogadores ao decorrer do tempo, conforme eles vão liberando pontos, ao matar os bosses. Além de um boss aleatório que tem a chance de saquear mais equipamentos durante o dia. Mas o que um boss hunter acha dessa ferramenta? Meu nome é Bomdrax, sou boss Hunter desde 2017, passei por três servidores durante minha jornada tibiana, e hoje vou dizer o que penso e sinto sobre o Bosstiary.
Ser boss Hunter era uma das inúmeras possibilidades que o Tibia pode proporcionar a um jogador. Alguns gostam de subir de nível, outros são “charlovers”, alguns gostam de desvendar mistérios. E tem aqueles que gostam de viajar o mapa tibiano em busca dos desafios dos bosses. Sempre houve uma disputa em achar bosses devido aos itens que alguns deles podem proporcionar. São como troféus para quem encontra.
Com a inclusão do Bosstiary dentro do jogo essa disputa ficou muito mais acirrada.
O Bosstiary é dividido em algumas peculiaridades: bosses de portais (aqueles que normalmente são mortos por apenas um player); bosses de alavanca (aqueles que devemos matar em quests); e os bosses de invasões (aqueles que possuem um período de aparecimento e devem ser encontrados no mapa). Esses últimos são o foco dos boss hunters.
Mas agora não são apenas os boss hunters que procuram esses bosses. Aonde quer que você vá e a hora que você for vai ter alguém procurando determinado boss. Afinal, esses bosses costumam dar mais pontos. Os chamados “Nêmesis”.
Antes de ser implementado eu pensava comigo: “nossa, finalmente o que eu mais gosto no jogo vai ter algum destaque”. É meu hobby, meu passatempo. Talvez 90% do tempo que eu passo no Tibia é relacionado a isso.
Mas então chegou o dia do update. Entrei no jogo e fui fazer meu passeio atrás de bosses. Em todos os lugares havia alguém. Eu, confiante, pois conhecia como eles funcionavam, não liguei muito. Mas os dias foram passando e comecei a reparar que algumas pessoas não iam procurar os bosses. Elas simplesmente ficavam no local que eles nascem. Todo dia. O dia todo. Confesso que meu sentimento começou a mudar.
Ver pessoas que não eram boss Hunter disputando (e encontrando) um boss me deixava nervoso. Muitas vezes com inveja. Era ver uma parte de sua diversão indo embora aos poucos. Porém isso foi mudando (de novo) aos poucos.
Durante visitas aos locais dos bosses nós começamos a conversar. Alguns pediam dicas. Outros pediam para avisar se encontrasse o boss, outras falavam que, caso encontrassem, iriam me avisar. E então um grupo começou a se formar.
No começo era um ou dois jogadores. E boss após boss o grupo começou a aumentar. Todos se ajudando a encontrar os bosses raros e completar o Bosstiary. Algumas vezes vão mais de dez pessoas quando um boss é encontrado.
Hoje o sentimento de raiva não existe mais. Existe uma grande cooperação entre essas pessoas e sempre um ajuda o outro. Claro, a disputa para alguns bosses ainda existe, pois quem não gosta de ter seu item raro, não é mesmo? Mas ele não vai ser morto sozinho (exceto quando “alguém” usa uma avalanche sem querer na Rotworm Queen, desculpa aí pessoal). Todos irão pegar sua participação. E sempre existe o respeito em deixar todo loot para aquele que encontrou o boss.
“Nêmesis Bosses” já tem mais de 10 pessoas em nosso grupo no whatsapp. E aqueles que não estão lá, mas chamamos quando estão online. Ser boss Hunter parou de ser algo individual para se tornar algo cooperativo entre os jogadores. Com uma disputa saudável e tornando a caçada cada vez mais incrível e prazerosa!