Saaalve, tibianos! Estamos começando uma grande temporada de entrevistas aqui no BDT. E nosso primeiro convidado é:
Libosi!!!
Libosi é muito conhecido na comunidade pelas suas lives, com grandes conteúdos e um grande amante dos mistérios tibianos. Sem mais delongas, vamos à entrevista!
- Olá, Libosi! Tudo bem? Ficamos felizes por aceitar a entrevista! Antes de tudo, se apresente. Qual seu nome, idade, profissão…?
– Meu nome é Andrês, tenho 32 anos, hoje sou streamer parceiro da Twitch, mas já fui bancário, bartender, programador e até professor de informática, a gente gosta de dizer que existe um multiverso de Libosis por ai kkk
- Além do Tibia, o que você gosta de fazer?
– Amo correr, cuidar dos gatos e plantas aqui de casa, gosto também de conhecer histórias bem contadas em qualquer formato, seja série, livro, filme ou uns amigos falando bobeiras depois de algumas cervejas
- Agora vamos as perguntas do jogo. Como o Tibia entrou na sua vida? E quando você percebeu que vocês estariam juntos depois de tanto tempo?
– Quando criança eu já viajava dentro da minha cabeça e conheci o RPG de mesa por causa de uns vizinhos e amigos adolescentes, aos 11 ou 12 anos de idade, vi um amigo jogando o RPG de mesa num computador e fiquei maravilhado, ver as coisas que a gente imagina causa essa reação né?
Pouco tempo depois eu estava criando meu primeiro personagem e entre períodos que eu podia jogar e outros que não tinha acesso a um computador, nunca parei de jogar.
- Você se inspirou em algum jogador? Se sim, qual?
– Muitas histórias me inspiram, talvez em atitudes ou em forma de sabedoria, mas nenhum jogador específico. Eu demorei alguns anos pra aprender o básico da língua inglesa e ainda mais um pouco pra entender o mundo ao meu redor
- Atualmente você é um dos streamer tibianos mais famosos. Quando você decidiu virar streamer?
– Não me considero famoso, mas no último final de semana fui convidado pra um churrasco de uma guild de jogadores de Serdebra que eu nunca ouvi falar e fiquei muito feliz, obrigado pelo churrasco pessoal! Quando fui demitido do banco onde trabalhei nos últimos 5 anos, eu já queria fazer isso a algum tempo e quando não tinha mais esse vínculo, decidi que era hora de tentar fazer algo que eu amo virar meu trabalho, foi e tem sido difícil, mas essas são as melhores lutas não é?
- Qual sua rotina durante as transmissões?
– Faço live todos os dias, começo de tarde e vou até meia noite. Gosto de começar a live conversando com as pessoas, perguntando sobre o dia das pessoas e contando sobre o meu, então decidimos o que vou jogar na live, a grande maior parte do meu tempo jogo Tibia e separo algumas horas para jogar e conhecer outros jogos, isso é essencial para crescer na minha nova profissão, as empresas nos procuram para parcerias e faço algumas temporadas inteiras de novos games. Tenho também um dia dedicado a apenas explorar o mundo de Tibia e seus mistérios: o Quest Sundays
- E como é sua relação com o público? As interações, comentários? Como você lida sendo uma pessoa pública?
– Fazer lives por muitas horas, como por exemplo quando fiz uma maratona que durou 23 dias seguidos transmitindo minha vida 24 horas por dia, pode causar perda de privacidade. Então as pessoas que me assistem me conhecem de perto, mas eu tento separar um pouco e explicar que na minha vida real eu não ando com uma picareta tentando encontrar passagens secretas pelas ruas da cidade. Eu fico muito feliz quando encontro as pessoas que me assistem e conversam no meu chat, é sempre bom pensar que por trás de cada personagem existe uma pessoa.
- Com certeza você já vivenciou várias histórias. Quer compartilhar algumas conosco? Compartilhe com o público algumas histórias marcantes!
– Você acredita que o personagem Libosi já foi deletado?
Eu sempre detestei trapaças.
Em 2011 eu já tinha acumulado algumas riquezas e itens raros e emprestei uma (rara) soft boots pro meu irmão caçar com conforto e depois de sua hunt ele jogou o item sobre meu depot na cidade de Venore. Então os jogadores que estavam perto começaram a jogar itens em cima da soft boots sem parar por horas, isso começou perto das 20h, quatro horas depois meus braços não suportavam mais arrastar itens e eu achava aquela situação tão injusta, que decidi baixar um software de macro pra me ajudar a remover os itens e resgatar meu precioso item. O macro precisou ficar ligado entre as 2 e 6 da manhã pra conseguir retirar tudo, pois os jogadores que estavam jogando lixo também estavam usando macros.
Finalmente resgatei meu item, mas aparentemente os jogadores reportaram minha conta muitas vezes por uso de macro e minha conta foi deletada.
Enviei um e-mail pedindo que minha situação fosse reavaliada e Bolkar me respondeu o primeiro email pedindo mais informações, enviei todas as informações incluindo print screen mostrando o que aconteceu e pedindo que criassem algum tipo de script que impedisse jogadores de ‘trasharem’ o depot alheio. Abri um tópico nos fóruns e estava cheio de esperanças que algo seria feito. E foi, Eldrythan me respondeu dizendo que eu havia usado um software ilegal e que não poderia me ajudar com o meu problema, foi devastador. Felizmente para os futuros jogadores, dois ciclos de implementação (updates) depois, a Cipsoft trouxe algo melhor do que eu pedi nos fóruns: O ‘browse field’ foi lançado
Eu sempre imagino que alguém lá dentro leu meu post no fórum antes de decidir o lugar para a foto que mostrava a nova feature do game, ou seria apenas uma coincidência? Vou deixar os prints pra você decidir.
- Tem algum momento que te marcou? Qual seu momento mais inesquecível durante as lives?
– Tem dois momentos felizes:
O primeiro aconteceu numa fase muito difícil da minha vida, eu sobrevivia ao invés de viver e trabalhava em dois empregos pra me sustentar, e numa bela noite cheguei em casa cansado e entrei no Tibia pra fugir da minha realidade, então depois de 3 anos procurando, encontrei a midnight panther com um personagem level baixo que eu deixava ali pra tentar encontrar a elusiva criatura. Minhas mãos tremiam e eu pedia pro meu irmão parar de gravar e fazer piada com isso, era um momento importante demais. Com um pouco de coragem e sorte, domei a criatura que anda comigo até os dias atuais. Hoje em dia eu não consigo segurar as lágrimas quando vejo esse vídeo, ele traz muitas memórias e emoções ao mesmo tempo.
Meu primeiro encontro com o último observador de planos também foi emocionante, não havia registros de pessoas que já tinham passado por ali em nenhum fórum e eu estava madrugada a fora investigando possíveis teorias sobre a melhor e mais misteriosa quest do Tibia, eis que conseguimos abrir um portal e entrar dentro da sede dos observadores de planos e foi muito emocionante desvendar os puzzles daquela etapa junto com todos que me assistiam naquele dia. Esse dia terminou com nosso time derrotado pelo boss pois ele não recebia dano por conta de um erro, mas com todos os espectadores e amigos satisfeitos com esse bom pedaço de mistério resolvido.
- Você também é conhecido por ser um player que gosta de desvendar mistérios. Compartilhe com a gente alguns desses feitos!
– Acho que contei uma história assim na resposta anterior e gosto de dizer que, na verdade eu gosto de viver mistérios e explorar o jogo, é muito difícil atribuir a solução de um mistério a uma pessoa só. O arco do Planestrider (conhecido como mysterious ornate chest quest pela maioria dos jogadores) foi resolvido graças ao trabalho e esforços de MUITOS jogadores juntos durante muitos anos, eu não gosto de ficar com os créditos do trabalho de tantos exploradores, anônimos, ou não.
- Para um jogador que quer começar no mundo tibiano, qual seria suas dicas?
– A primeira e mais importante de todas: leve sempre consigo uma pá e uma corta. Faça amizades e lembre que tem tibianos em todo lugar, você provavelmente vai conhecer muitos na sua vida real, então faça amizades e seja legal com os outros dentro do jogo.
- Vamos imaginar que você tivesse o poder de inserir algo no Tibia, e retirar outro. Quais seriam suas escolhas?
– O tibia pode ser um jogo duro com você às vezes, eu gosto disso. Mas eu vejo poucos jovens se interessando pelo jogo, então minha primeira adição seria traduzir totalmente o jogo para a língua portuguesa. O idioma é uma barreira muito grande e hoje, grandes títulos dos games já vem com tradução e dublagem em português, o que é muito mais atrativo para os novatos. Outra adição seria um sistema de controle de cidades, onde ‘dominar’ um território traria responsabilidades e vantagens para uma guilda. Acredito que com isso, teríamos disputas saudáveis entre guildas e seria possível jogar em vários servidores que eu considero ‘mortos’ agora, onde apenas jogadores de uma guild dominante tem o direito de jogar e estão fadados a um merge futuro por falta de jogadores.
Enquanto escrevo isso, acredito que vou postar essa idéia com detalhes no fórum, sabe-se lá quantas pessoas iam gostar de ver isso e nos ajudariam a convencer nossos amigos da Cipsoft a trazer mudanças desse tipo para o jogo.
- Gostaríamos de agradecer pelo seu tempo Libosi! Você tem algum recado final para os leitores? Fique a vontade!
– Mantenham a chama do Tibia acesa comigo todos os dias comigo na twitch.tv/libosi_ às 3 p.m. GMT-3 e não se esqueçam que domingo é dia de quests e mistérios na live ❤