Jogadores Icônicos: Entrevista com Nalu  

  RSS

(@king)
Tibiano Cavaleiro
Data de Registro:2 anos  atrás
Posts: 62
26 de junho de 2017 13:56  

 Boa tarde queridos tibianos e tibianas! Recentemente, tive o prazer de fazer uma entrevista com Nalu! (ou Naly) Enfim, o cara que recentemente chamou minha atenção com um excelente conteúdo no seu canal no YouTube. Da aquela conferida, claro, depois de ler essa fodástica fantástica entrevista!

 

KING: Quando você conheceu o Tibia e como?

Nalu: Quando eu era bem novo, meu primo me apresentou o jogo no que provavelmente tinha sido 2007 ou 2008, porém não me lembro muito bem. Lembro que na época já existia várias sprites antigas, o que me leva a pensar que foi lá pela versão 7.7.

 

KING: No seu canal existem muitos vídeos sobre outro game, por que você se direcionou também ao tibia?

Nalu: Bem, na verdade são apenas vídeos sobre PxG (pokexgames) e um pouco sobre Pokémon. O conteúdo do canal, de fato era pra ser só sobre isso, mas logo depois que eu fiz o Real ou Fake 1 as coisas mudaram quase que drasticamente lol. O resultado foi de longe o melhor, da galera tibiana e se não me engano ainda é o vídeo com mais views. Eu gostava e aindo gosto muito de PxG, mas o meu conhecimento sobre o Tibia ainda é muito maior do que ele, o que além de gerar mais conteúdos, me deixa mais a vontade e seguro do que estou falando nos vídeos.

 

KING: Quando descobriu o dom de gravar vídeos?

Nalu: Eu dei início em minhas livestreams no começo de 2015, no entanto não era sobre Tibia. Depois de 1 ano e meio praticamente frequente fazendo lives, eu já estava começando a ficar cansado um pouco. Decidi criar outro canal pra fazer lives de PxG específicamente, pra pegar um "ar diferente". Nisso, a ideia era fazer as lives, e posteriormente postar highlights, atualizações e coisas do tipo no canal. No entanto, ter feito o primeiro vídeo, logo me deu ânimo pra fazer os diversos que não demoraram quase nada pra sair, eram quase 2 vídeos por dia hahaha. Foi nesse momento que percebi a diferença de fato, de uma livestream e um vídeo, quando eu (particularmente) acreditava que fazer vídeos era mais entediante do que uma livestream por interação, era justamente o contrário. A partir disso, passei a dar mais atenção ao canal de fato e na produção dos vídeos, bem como ideias que pudessem me diferenciar da maioria dos canais, mas ao mesmo tempo interessante.

 

KING: Você acredita que o RPG do tibia está morrendo?

Nalu: Não querendo ser direto, mas já sendo, eu daria como já morto lol. Isso não significa que eu tenha perdido o interesse, nem o meu gosto pelo RPG do Tibia. As épocas do Tibia mudaram, consequentemente, mesmo que queiram, o estado atual do Tibia de antigamente não é o de hoje, principalmente se tratando dos players, que são vitais pra manter a chama do RPG acesa. Muitos não tem o mesmo tempo pra procurar os mistérios, pra juntar a galera (o que desmotiva muita gente, porque uma das coisas mais legais desse jogo é reunir todo mundo junto!) e pra demais coisas. Hoje os players ainda encontram a "palavra" da CipSoft sobre isso, quando clicam pra ler a mensagem do túmulo em Mount Sternum "You see a grave. You read: Here lies the RPG-part of this game. We will miss you!" , o que talvez explique a tristeza da própria empresa quanto a isso. Hoje, poucos voltam e tentam 'relembrar' os tempos antigos, outros ainda não sabiam sobre e voltaram pra tentar resolver (o que muito feliz eu digo, por causa de alguns de meus vídeos) , claro que isso falando apenas de mistérios. Evidente que a CipSoft não pode obrigar os players nesse sentido, no entato eles, ainda que não acreditem, possuem formas de melhorar quanto a isso, porém nesse ponto é muito improvável mesmo, que eles estejam trabalhando com algo desse tipo.

 

KING: Qual seu mistério não resolvido favorito atualmente, aquele que você pensa "cara, tem que ter solução pra isso".

Nalu: Um dos mistérios que sempre me prendeu a atenção desde que ouvi falar dele, foi a Serpentine Tower. Passei horas tentando criar relação com os itens dentro da sala da torre, com as criaturas e outras relações com a história do jogo. Ultimamente não tenho mais me focado nela, bem como outros mistérios do Tibia, e eu falo bastante a razão disso nos meus vídeos e livestreams atualmente. Mas nunca me conformei do fato de ninguém ter resolvido ela, nem ao menos ter avançado nem que seja o mínimo, desbloqueando o Vampire ou o Behemoth. Sem dúvida, é um dos mistérios que até hoje fico pensando sobre hehe.

 

KING: Quantas horas você dedica por dia ao seu canal? E ao tibia?

Nalu: Por conta da faculdade, ter um horário fixo pro canal é meio complicado pra mim. Nos dias que tiro pra gravar,editar e upar vídeos provavelmente levo entre 2-4 horas, e dá pra adicionar ai mais umas 3 quando tenho que editar a parte estética, pensar sobre novos layouts e clareza nos vídeos. Quanto a ideias pra vídeos e quadros novos, me vem durante o dia quando faço outras coisas, e é engraçado que na hora do banho parece ser a mais eficiente lol. Sempre vejo youtubers investindo no quarto, isolamento acústico, esponjas acústicas, mas acho que vou só investir em um chuveiro maior mesmo. Brincadeira haha. Quanto ao Tibia, eu gosto de usar o meu tempo do jogo junto as lives, mas fora disso, dependendo do dia posso jogar umas 2 horas ou até 11 horas (aquela double xpzinha porque ninguém é de ferro né) xD

 

KING: Nos seus vídeos eu choro de rir quando você fala sobre Moonzinn, qual sua opinião sobre a "nova fase" do personagem?

Nalu: A galera passou a amar ele por causa de mim haha. Eu acho isso engraçado, a galera é criativa e transformou ele num meme! Bem, eu não conheço muito bem ele de perto, ele jogava no meu servidor anos atrás e já era top junto com o Dev onica. Nos vídeos eu sempre brincava pelo fato de os dois estarem sempre juntos, e por isso o Dev nunca andava sozinho por aí hehe. Imagino que sejam amigos próximos na vida real também, e portanto um confia no outro. SE de fato o Moonzinn foi vendido, ele já sabia sobre a porta. Provavelmente houve um acordo entre eles, pra que a venda fosse feita antes de mostrar o que tinha atrás da porta, mas sem falar a ninguém. Dessa forma, quem comprasse o char teria que upar pra ver o que tem atrás da porta, não seria só comprar entrar lá e ver e acabou. O dono original do char, deve ter cansado do Tibia por encarar a porta como "objetivo" do jogo, assim como o Dev onica também. Particularmente achei cedo pra ele vender o char, sem que saiba tudo sobre a porta, mas também se esperasse muito, poderia ser tarde depois que já soubessem da porta, pois o desinteresse ia aumentar muito. Eu nunca falei com o Moonzinn pelo jogo, já vi ele mas não cheguei a conhecer. No meu canal, a brincadeira era o fato de os dois estarem juntos, nunca houve a intenção de menosprezar/ofender ou até "endeusar" o Moonzinn. Eu entendo que ele deve ter cansado mesmo, até porque não se tem outra coisa de "interessante" pra fazer no level dele né? Eu vi uma galera falando que ele já criou outro char e já está lá upando de novo, que talvez ele vendeu só pelo dinheiro. Tudo bem, isso não muda 'nada de fato' pra mim, mas é interessante.

 

KING: Recentemente, finalmente vimos o que existe atrás da porta 999, o que você achou sobre o conteúdo apresentado?

Nalu: Diferente da maioria, eu "meio que não tenho opinião sobre isso". Eu sempre bati na tecla de que não era pra criar expectativa sobre a porta, em nenhum sentido. Eu incentivei muitos a fazerem isso antes de a porta ser mostrada, porque eu já tinha uma ideia do que ia acontecer. E eu, fiz exatamente isso. Não esperei que tivesse nada e nem fiquei fantasiando coisas que nunca estariam lá. Falei bastante da possibilidade das coisas que tivessem com base no que a CipSoft já tinha feito e como ela age, e ironicamente acertei uma parte lol. Claro que é interessante, depois de 20 anos descobrir o que tem lá. Mas nunca foi, não é, e provavelmente nunca será o objetivo do Tibia. Muitos insistem, mas Tibia não tem um fim (claro, falando sobre o Tibia, a história e temática do jogo, não como um produto). O jogo não tinha sido projetado, nem pensado pra ir tão longe assim. Por isso, os players que investiram horas e horas jogando e chegam nesses níveis, ficam meio que "desesperados" pra achar algo de "objetivo", e a única coisa que se parecia com isso, era a porta. Isso de forma alguma mudou a minha relação com o jogo, não interfere em absolutamente nada PRA MIM. Recebi mensagens e comentários de inscritos perguntando se eu ia parar com o canal, o que eu ia fazer agora, qual era a graça de continuar fazendo videos e conteúdo de Tibia. Mas o fato de saber o que tem lá, só me deixou curioso em relação a CipSoft ter "zombado"  indiretamente os players que atingem esse nível, se aproveitando de todo o hype e ansiedade da galera que esperava algo muito grande. Tibia ainda é o Tibia pra mim, não fiquei decepcionado nem feliz com a porta, eu já não esperava nada em específico mesmo. É algo que teve que ser feito por consequencia do tempo que o jogo durou, players conseguiram chegar no nível e houve essa necessidade de ter que ter algo lá. É fato, foi dada atenção demais a algo relativamente pequeno , meio que obrigando a ter algo que necessariamente fosse muito grande só pela falsa de ilusão de ser um objetivo principal do jogo. Nós não sabemos se o Dev onica escondeu algo, alguma recompensa ou coisa do tipo. Mas é possível que até a própria CipSoft tenha se perdido em meio a tantas ideias e pressões do público, e colocado uma recompensa grande mesmo, sem pensar duas vezes. Bem, tem um Golden Helmet lá né, nada impede do player receber algo a altura. Única possível crítica minha, é o fato de eles não terem dado a mínima pra todos esses anos e história do jogo, nada é conexo nem faz sentido.

 

KING: Um Knight?

Nalu: Lyh, o ansioso.

 

KING:Um Druid?

 Nalu: Scorpionhunter (esse cara já me deu um sufoco, e muitas risadas)

 

KING: Um Paladin?

Nalu: Daniel (ué)

 

KING: Um Sorcerer?

Nalu: Sorcerer Manipulator  

 

KING: Livro Tibiano preferido?

Nalu: Grey Tome  

 

KING: Uma cidade?

Nalu: Carlin

 

KING: Quais são seus objetivos atuais no tibia?

Nalu: Eu tenho minha guild em Belobra, que atualmente está meio morta :frowning: Quero organizar alguns eventos com ela, com foco no roleplay e continuar a jogar até que eu consiga minha Amazon Armor haha

 

KING: Agora deixo esse espaço para você falar um pouco sobre o que você quiser kkkk algumas dicas para iniciantes, algum incentivo, alguma crítica, essas coisas tipo agradecimentos finais.

Nalu: Primeiro, gostaria de agradecer a entrevista. yay! Segundo, mais uma vez aos meus incritos que me deram apoio e suporte, não só nos vídeos mas também nas lives. Não sabemos tudo sobre a ilha da porta ainda, então quero deixar aquele salve pro Lyh (o top 4 xp do Tibia), que vai de fato mostrar se tem alguma recompensa ao chegar a primeira vez na ilha, e etc... Bom, sou ciente de como o Tibia é, e que nem tudo é como a gente quer. Pra todo o pessoal que me acompanha, e escuta eu falando sobre mistérios do Tibia, quero deixar algo pra vocês. Existe uma grande possibilidade, de vários mistérios e 'quests não resolvidas' do jogo, estejam incompletas. Isso mesmo, é possível de ser um "mistério" exatamente porque não se tem solução, literalmente. Eu não quero desanimar ninguém, mas é bom vocês terem a noção disso.  Eu ainda tenho esperança que toda a galera que jogou, joga Tibia ou ainda vai jogar, e que gostaram do jogo e adotaram ele como parte da vida de vocês, lembrem-se do porquê o Tibia, mesmo sendo aquele jogo de 97 sem gráfico, sem som e que roda em calculadora, prendeu tanto vocês. A liberdade que vocês tem no jogo, de ir pra onde vocês quiserem a hora que bem entenderem, de fazer o loot, de passar horas na cave, de ficar semanas pra chegar num objetivo, arrastar os bagloots, cruzar no caminho de outro, conhecer ele, tornar-se amigo, tirar print com os itens no chão, do level, da desert quest, de ter falado com pessoas que vocês muito provavelmente nunca vão ver na vida, não vão conhecer, nem pra agradecer por tudo isso, nem ter tempo pra dar tchau. Por todas as coisas, que por mais que vocês expliquem pra todos que estão a sua volta, eles nunca vão entender, e nem sentir. Por tudo que esse jogo "tosco" mexeu com a emoção de vocês, da pior ou melhor forma, de ter um criado uma vida diferente, que vocês jamais vão ter ou fazer parte de novo. Não é serpentine tower resolvida, nem sword of fury obtida, nem excalibug, nem linguagem 469, nem porta de level 999 e nem, o fim do jogo. Nenhum e nada vai tirar o que vocês tiveram e passaram, as "horas perdidas" que construi a vida de muitos quando saíram, todo o esforço por "tão pouco". Foi por isso que vocês jogaram, e largaram tudo pra ir correndo voltar a jogar, mas muitos só não sabiam. Esse é o Tibia, o jogo "velho, chato e sem som", o universo que poucos entenderam e fizeram parte, e por causa dele muitos foram zombados, e em casos extremos, mortos. Afinal, você sai do Tibia, mas o Tibia não sai de você...

 

Obrigado mais uma vez, andem pela luz e não roubem livros.

 

 


ResponderCitação
(@super-amarelo)
ADMIN BomDiaTibia
Data de Registro:2 anos  atrás
Posts: 171
2 de julho de 2017 09:40  

Bela entrevista! Queremos ver mais, King! 

 

Abraços ao Nalu!

Admin BomDiaTibia.com
--------------------------------------
“Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu, sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?”


ResponderCitação
  
Trabalhando

Por favor Entrar ou Registrar