Tibia no MacBook?  

Página 1 / 2 Próxima
  RSS

(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
8 de março de 2017 04:42  

Pessoal, 

Apesar de jogar Tibia desde a versão 7.6, sempre fui usuário de Windows, então nunca me preocupei com isto.

Já tem algum tempo que uso um MacBook Pro, e como não jogava mais Tibia, estava tudo bem. O lance é que animei para voltar a jogar (até voltei), mas precisei criar uma máquina virtual e honestamente, é um saco! Alguém conhece alguma solução para jogar Tibia no Mac de forma nativa? Vi em alguns fóruns gringos meios de construir algumas funções através de linhas de código que permitem a utilização do sistema operacional para o jogo, mas como estamos no Client 11, não consegui executar nada. :/

Obrigado desde já! 😀


Super Amarelo Curtiu
ResponderCitação
(@super-amarelo)
ADMIN BomDiaTibia
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 175
8 de março de 2017 17:24  

Caro yuri, 

   Eu também tenho um interesse muito pessoal sobre esse assunto, uma vez que também sou usuário de Macbook Pro desde 2012. Vou relatar uma parte da minha odisseia pra jogar tibia no OSX. De forma resumida, eu tentei jogar Tibia no OSX por diversas vezes e acabei por desistir. A primeira opção que havia encontrado era a utilização do client adaptado, fornecido por um projeto chamado Tibia for Mac, atualmente extinto. De qualquer modo, como não era um client oficial, optei por não utilizá-lo. Após algumas leituras na internet, descobri que havia um software chamado Wine, que simulava um ambiente windows no próprio OSX e te permitia executar qualquer aplicação de windows no Mac. Usei o Wine e consegui rodar o Client, mas desanimei logo "de cara" qaundo notei a existência de alguns bugs relacionados ao teclado, reduzindo a experiência do jogo à uma frustração sem fim. Por último, resolvi instalar uma VM (Virtual Machine) chamada Parallels e que uso até hoje. Essa VM está equipada com Windows 7 e atende, em partes, o que eu buscava para jogar Tibia. De fato, não é um "Setup" confortável, uma vez que uma VM utiliza uma boa parte da memória e reduz o desempenho do macbook para as atividades no OSX. De qualquer modo, eu acho que ainda não exista uma solução viável que não seja a virtualização do Windows. Em meados de 2014, cheguei a criar um tópico no fórum oficial solicitando à CipSoft um "Carinho" para com usuários de Mac. Infelizmente, pela baixa adesão popular do tópico, tudo se perdeu. Embora eu seja um entusiasta de equipamentos by Apple, reconheço que não há uma popularidade aceitável por conta da CipSoft de modo que eles se sintam engajados na criação de um Client específico. Eu irei recriar o tópico no site oficial e vamos ver a reação dos players e Community Managers. Assim que o fizer, te passo o link para que você possa registrar seu interesse em obter um client específico para Mac. 

Abraço

Admin BomDiaTibia.com
--------------------------------------
“Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu, sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?”


ResponderCitação
(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
8 de março de 2017 21:45  

Super Amarelo, obrigado por compartilhar tua saga comigo! 

Em relação ao Tibia for Mac, na verdade eles continuam ativos. Não tive coragem de instalar justamente por não ser oficial, e o medo de ser hackeado fala mais alto. Sobre a Máquina Virtual, algum motivo específico para ter utilizado a Parallels? Pergunto porquê a mais comum é a Virtual Machie, e não consigo utiliza-la com sucesso. O Client 11 exige um determinado drive da placa de vídeo, e na VM, quando instalo o Windows, o Drive que emula isso acaba não sendo o suficiente e o jogo não abre. Sobre o Wine, também tentei, mas ele nem consegue instalar o Tibia 11. 🙁 

Por fim, sobre o tópico no fórum oficial, fico a disposição para mobilizar um pessoal que tem o mesmo desejo, de jogar no Mac! 

Agradeço bastante a atenção, e por ora, vamos de Windows! 🙂


ResponderCitação
(@luidduarte)
Tibiano Ativo
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 15
9 de março de 2017 14:45  

Cara, na época que tive um MAC o flash estava em desenvolvimento e era um porre, então acabei indo pra essas duas alternativas como você disse, e me adaptei ao wine...

Hoje migrei pro Ubuntu, e mesmo tendo a versão pro Linux (que tem alguns bugs, mas só de interface) eu prefiro muito mais o flash, caso vocẽ ainda tenha um certo preconceito, de uma olhada em vídeos de como configurar. A maravilha dele é que você ajeita exatamente da sua preferência, depois que você ajusta tudo é difícil jogar no Stand-Alone de volta...

(se tiver alguma dúvida sobre o flash pode me chamar)


Yuri Cordeiro Curtiu
ResponderCitação
(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
9 de março de 2017 14:53  

LuidDuarte, obrigado pela resposta cara. Eu adorava o flash quando lançou! Mas no Mac é ridiculamente lento. Não sei o motivo.

Na verdade eu acabei encontrando uma solução um tanto surpreendente. 

No Mac, existe uma solução nativa para instalar o Windows chamada Boot Camp. Ele só aceita a partir do Windows 8. A instalação é bastante simples, pois (pra variar) a Apple não permite que você altere nenhuma configuração. Ele literalmente cria uma partição de 35GB no seu SSD e você passa a ter a opção de inicializar com o Windows. Feito isso, o próprio Boot Camp realiza todas as adaptações de Drivers entre os Hardwares e o Windows. O Macbook fica incrivelmente adaptado ao Windows e incrivelmente rápido.

Instalei o Tibia e ficou sensacional. Inclusive, por algum motivo, a conexão ficou melhor do que no Dell da minha namorada. No mesmo mundo, sem proxy, o ping com o Windows no Mac ficou quase metade do que no Dell. 

É a solução mais prática? Definitivamente não! Mas ficou bacana! 😀


Super Amarelo Curtiu
ResponderCitação
(@delart)
Tibiano Novato
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 4
10 de março de 2017 22:13  

Que bom que não sou o única me aventurando a usar Tibia no Mac.... está impossível usar o Tibia Flash no Mac, muito mas muito lerdo, desisti.

Ai fui ver com o Wine e bem não instala no Tibia 11 via Wine, abrir um ticket no bug tracker deles  https://bugs.winehq.org/show_bug.cgi?id=42549, mas ainda nada...

Eu acho que vou para essa solução de colocar o windows via bootcamp, que talvez seja a melhor solução... Mas acho que a Cip deveria resolver isso o mais breve possível, acho que tem uma galera jogando Tibia e que tem Mac e eles tem como saber isso, se tem até versão para Linux, porque não para Mac?


Yuri Cordeiro Curtiu
ResponderCitação
(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
11 de março de 2017 08:04  

Opa @Delart, bem vindo ao fórum brother! 

Legal ver mais alguém se aventurando com Mac. 

A experiência com o Boot Camp foi a melhor que eu consegui com o Mac, mas está longe de ser a ideal. Honestamente acho difícil a Cip dar atenção para a plataforma agora. Só vai acontecer quando um número relevante de jogadores demonstrar a necessidade. Apesar, que honestamente não deve ser tão difícil assim, uma vez que existem ATS que tem a versão para MacOS. 

Por enquanto é torcer, esperar e ir buscando soluções paliativas.


ResponderCitação
(@delart)
Tibiano Novato
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 4
18 de março de 2017 09:26  

Pessoal.... eu mandei um email para Cip e eles me responderam isso:

Hello,

Thank you for your request.

In order to solve this issue, please clear the browser's cache and the Flash cache that can be accessed in the Flash settings, for example in the system control panel. Also please make sure that you are using the latest version of the Flash player as well as the latest browser version. If you are not using the latest versions, please update the programme and try again.

To save your mini map, export your Flash client mini map by using the migration tool on your account page. After having cleared the cache and Flash cache, import your mini map once more. This will give you your old map back.

You can also try to use another browser, for example Google Chrome or Firefox. The integrated Flash player of Chrome usually provides a better compatibility and performance on most system.

Kind regards,
Drudak
CipSoft Tech Support

 

Eu fiz o que eles pedem no email e melhorou muito a performance em relação ao que eu tinha antes... mas claro ainda não é igual ao client C#, mas acho que vale apena.

Editado: 3 anos  atrás

Yuri Cordeiro Curtiu
ResponderCitação
(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
18 de março de 2017 22:20  

Obrigado por compartilhar @Delart

Se por um lado fico feliz que eles ao menos respondem um e-mail a respeito do Macbook, por outro lado fico chateado, pois fica claro que eles sabem que existe um potencial número de jogadores que usam Mac mas não conseguem jogar de maneira adequada por falta de boa vontade! ¯\_(ツ)_/¯


ResponderCitação
(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
4 de abril de 2017 11:47  

UPDATE: Para quem vier ler este tópico, eis a excelente notícia de que teremos um client para o Mac! xD

https://www.bomdiatibia.com/2017/04/03/tibia-para-mac-e-servidores-retro-hardcore-pvp-nao-era-mentira/#comment-120


Boladino Curtiu
ResponderCitação
(@pedro-henrique-machado)
Tibiano Ativo
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 12
4 de abril de 2017 23:33  

Yuri so tem jogado em fortera?


ResponderCitação
(@cordeiroyuri)
Tibiano Guerreiro
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 25
5 de abril de 2017 05:16  
Posted by: Boladino

 

Yuri so tem jogado em fortera?

   

Opa, na verdade não tenho nenhum char em Fortera. rs

Jogo em Fidera e Efidia! 


ResponderCitação
(@pedro-henrique-machado)
Tibiano Ativo
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 12
5 de abril de 2017 09:18  

Confundi com Efidia... Tenho um RP em Fortera que ta level 73 em breve pego level nele... só como eu não sou de world fixo, e também não tenho time la então venho upando aos poucos. Já Fidera não tenho char la não.


ResponderCitação
(@delart)
Tibiano Novato
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 4
16 de maio de 2017 13:44  

Pessoal... foi liberada a versão para Mac, baixam lá... to fazendo uns teste

Usei na parte gráfica "Software" e pareceu melhor que o "OpenGL"... como está para vocês?


ResponderCitação
(@super-amarelo)
ADMIN BomDiaTibia
Data de Registro:3 anos  atrás
Posts: 175
16 de maio de 2017 15:28  

Fala, Delart!

Cara, eu testei logo cedinho e achei os gráficos terríveis. Vou tentar alternar para o modo software, como você disse, mas estou certo que vai consumir muito mais memória. De qualquer modo, comemoremos a chegada do Tibia no OSX... 

abraçåo

Admin BomDiaTibia.com
--------------------------------------
“Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu, sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?”


ResponderCitação
Página 1 / 2 Próxima
  
Trabalhando

Por favor Entrar ou Registrar